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Tuesday, November 14, 2017

Um ano de musculação

Há cerca de um ano atrás eu comecei a levar a prática de musculação realmente a sério. Antes disso, vinha esporadicamente praticando treinamento funcional, HIIT, crossfit (nas férias) e alguma coisa de aeróbio.
Foi um processo que aconteceu de forma natural, eu fui sentindo vontade e necessidade de me exercitar, e quando vi que a vontade não estava passando me dei a chance e resolvi investir num plano semestral na mesma academia que anos antes já havia tentado e bem pouco praticado.
Primeiro, fiz aquele treino de adaptação, bem simples, e no início já sentia bastante dores, e comentei com o instrutor que eu queria “ficar forte”, coisa que sei que a maioria das meninas não diz. Então ele se animou e me ensinou todos os exercícios.
Passado este tempo, me prescreveu um treino para hipertrofia, dividido em ABC, que eu já decorei e está na hora de mudar. Faço na sua maioria, mas ultimamente, por conta própria, eu mudei a divisão dos grupamentos musculares para ficar mais adequado entre treino e descanso (basicamente inferiores e superiores, mas às vezes ainda divido o inferiores de modos que frito as coxas em dias diferentes que frito a bunda).
Pego o mais pesado que consigo, mantendo a execução correta e a amplitude dos movimentos. Uso como medida-guia a ideia de não contar as repetições, apenas executar as séries até a falha, numa média de 8-12 (nas primeiras sempre faço mais). Também gosto de diminuir a carga e “terminar” o músculo, não ultrapassando as 15 repetições.
Evito exercícios que considero isolados demais, como cadeira adutora e abdutora, quatro apoios e outras perfumarias. Foco principalmente no afundo, legpress e cadeira extensora (para inferiores) e faço TODOS os de superiores com bastante empenho, mas dando especial ênfase (atualmente) nas flexões. Quero fazer o máximo de flexões possível, e também estou tentando desenvolver a habilidade de fazer barra fixa. Mas isso ainda está devagar. Abdominais, só prancha, quatro repetições pelo maior tempo possível e jamais as laterais (porque a gente vai “comendo” a cintura e ficando quadrada).
Essas medidas acima, tomo por conta própria, sem que o instrutor me falasse. Descanso sempre entre os treinos, no mínimo um dia, raramente faço cardio (isso é um ponto de melhoria, inclusive, que preciso avançar).
Mas ao final desse um ano de treino, tendo tido um mês de férias, garantindo basicamente três idas por semana na musculação, muitas vezes furando, com uma alimentação bem básica, sem muita preocupação e alguns consideráveis furos e besteiras, dormindo muito bem, o resultado que alcancei é bem interessante.
Além de uma melhora considerável na composição corporal, com diminuição de números, percentuais de gordura e massa magra, notei esteticamente (de uns tempos pra cá com muito maior nitidez) que estou com uma definição muscular muito aparente nas pernas e razoavelmente aparente nos braços e no deltoide (o ponto em que a saboneteira afunda).
Em cerca de 30min resolvo todo o treino do dia, e me sinto muito bem psicologicamente, principalmente depois de um bom treino de inferiores, que exige mais principalmente da “ciática”, que nunca mais doeu.
Quero agora evoluir em outros quesitos, de performance, coordenação motora, força e também usufruir um pouco mais da parte lúdica da academia, experimentar uma aula de zumba de repente. Vamos ver.
O mais fascinante deste processo é que como eu não tive pressa, nem pressão, um belo dia fui me olhar no espelho para me arrumar e reparei nos musculinhos aparecendo nos braços! Se a gente fica mês após mês procurando cadê o resultado, tende a se frustrar, mas assim, sem compromisso, quando finalmente a pessoa bota reparo, a surpresa é grande. E mesmo que devagar, o resultado é real!


1 comment:

Nanda Silva said...

E como faz diferença viu, eu estou há 8 meses fazendo a musculação e funcional e depois de meses comparando as fotos do inicio e a avaliação vi que foi significativa a diferença , o que nos deixa bastante satisfeita. É muito bom ver os resultados. :) beijo

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