Total Pageviews

Tuesday, August 08, 2017

Um coração diminuído por uma arcada dentária

Então meu cãozinho iniciou a ficar banguela. De velho.













Suspiros.


Levei um tempo para perceber, talvez quando perdeu um ou dois, mas agora, quando ele boceja, é impossível não perceber que os de trás (e mesmo as laterais) da boquinha estão quase todos perdidos. Continua com os centro-avantes todos lá, no entanto.
Ele ainda mastiga a ração, mas agora já precisa se ajustar para fazer isso, e come mais devagar. Come cenouras sozinho, ainda. Segundo o veterinário, ele engole os próprios dentinhos, e quando ficar quase sem nenhum, deverei molhar a ração, ou mesmo dar apenas comida de verdade. Projeto esse que sempre adiei, pois viajo demais, e embora eu não me importe em cozinhar para ele, sempre tive receio de não encontrar outra pessoa que possa fazer isso por mim(ele). 
Gradativamente, no entanto, estou mesclando a alimentação dele com carne moída (cozida, ainda não tenho coragem de dar carne crua). Quero ele bem alimentado, feliz e saudável como sempre foi. Gradativamente, estamos nos preparando para o inverno da vida dele que é agora, e me sinto grata por ter a oportunidade de cuidá-lo após tantos anos - reconheço que, mais de 10 anos atrás, quando ele nasceu, eu era bem menos cuidadosa.
Aceito quaisquer dicas e/ou sugestões para inserir a alimentação de comida de verdade no cãozinho.


Ele assim, de gravatinha para trás e roupinha de agasalho, me lembra um pouco o Pequeno Príncipe nas suas poses contemplativas





2 comments:

Não importa said...

Eu tenho um poodle cego, banguela e com artrose que só se alimenta com ração molhada. Com o tempo eles passam a demandar muito cuidado e atenção. Por estar cego, ficou um pouco agressivo, o que dificulta ainda mais as coisas.
Desejo de coração que o inverno da vida do seu lindo cãozinho seja cercado de muito amor e carinho.
Beijos

Nanda Silva said...

O meu Cherry ficou velhinho mas não perdeu os dentes...já a minha lhasa sempre teve dificuldades para se alimentar devido ter poucos e pequenos dentinhos. Também já dei carne moída cozida, ela ama cenoura, banana, e a ração dela é menorzinha e mais macia. Aos poucos vocês dois vão se adaptando a esta nova faze do seu príncipe. Beijo

Blog Archive