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Monday, August 28, 2017

As vacas magras que estão bem gordinhas (Projeto Supermercado Frugal - que na real vai ser zero mesmo)

Este mês, por variados motivos, meu vale alimentação está quase terminando, bem antes que o próximo seja creditado.
Bem, não estou exatamente orgulhosa disso, mas decidi tentar um experimento e viver somente do que possuo de reservas.
Eu compro muitas coisas, animada quando as vejo, e várias vezes essas coisas...sobram. Estragam. Não são devidamente consumidas, acabo fazendo alguma coisa apenas por desencargo. E comendo no cotidiano basicamente os mesmos itens: muitas cenouras, ovos, queijos, tomates, e alguns brócolis, bifes, eventuais salsinhas. Simplificando, claro. Como mais coisas que isso, mas a ideia é mais ou menos essa.
Então resolvi me desafiar a comer o melhor possível (em saúde e em sabor) com aquilo que está estocado em casa. Para desovar (e organizar melhor a geladeira) os encalhados, ter variedade, e economizar.

AS REGRAS:

- não fazer novas compras de itens de geladeira (nada de carne, ovo, verduras, legumes ou frutas, até que estas terminem);
- aquilo que for efetivamente terminando, a depender do quão essencial é, pode ser substituído, porém apenas de forma emergencial (classifico carne, ovos e limões como absolutamente essenciais), em quantidades mínimas, para não prejudicar o experimento;
- deverei ao máximo priorizar o uso dos alimentos resfriados e congelados, de forma a poder liberar o fluxo e movimento da comida fresca, ao invés de me focar na despensa (corro esse risco);
- as preparações deverão ser o mais saudáveis e inovadoras possível, porque se um dia eu adquiri esses itens, foi na expectativa de preparar boas refeições com elas.

O PRAZO:

- começo hoje, 28/08/2017, e encerro provavelmente no dia 13/09/2017 (quando será novamente creditado meu VA).

O ESPÓLIO:

(pode conter mais coisas, estou listando de memória, e ela eventualmente me trai, principalmente quando o assunto é comida estocada)

¾ de cabeça de couve-flor,100g de rabanetes, 100g de tomates-cereja, 3 cebolas brancas, 80g de alho-poró, 2 cabeças de alho, 1/3 de maço de cebolinha verde,½ maço de coentro fresco, 4 raízes de bardana,150g de cenouras, ½ maço de salsinha fresca, 2 inhames, 1 maço de beterrabas com seus talos, 1 pimentão, 1 abobrinha, 1/3 de berinjela,4 a 5 tomates italianos que não são orgânicos, 1 pote de banha de porco artesanal, 30g de queijo grana padano,1 peça de tofu defumado, ½ vidro de alcaparras em conserva, 2/3 vidro de picles, 1 pacote de folhas verdes variadas para salada, já limpas, ½ maçã fuji, 2 kiwis, 1 caixinha de morangos, 5-6 mirtilos descongelados, ¼ de lata de tahine, 1 garrafa de cajuína, 1 pedacinho de gorgonzola com sabor de tomate seco, 1 vidro aberto de tomate seco em conserva, 1 palmito em conserva, 1 manga, 2 tangerinas,1 abacate,4 limões taiti, 1 iogurte integral

CONGELADOR:

4 filés de atum, 450g de salmão (uma peça grande), 3 porções de 2 bifes de alcatra bovina, 4 filés de sardinha fresca, 2 pedaços de 2 porções de bacon artesanal, 2 peitos de frango, 1/3 de pacote de ervilhas , ¼ de pacote de milho, 2/3 de pacote de pimenta (chili), 5-6 fatias de abacate, ½ polpa de maracujá, 1/3 de manga picada, 1 maço de couve fatiada, diversas ervas frescas que piquei e congelei no passado para não desperdiçar...


UFA!


Certamente isso não é tudo. Tenho infinitos temperos, molhos, complementos de despensa (alguns grãos e pastas, alguns enlatados do bem – como tomates e talvez sardinhas), ou seja, é material que não acaba mais para três semanas. Tem no mínimo proteína para 10 refeições muito bem servidas. Fora os ovos, que não lembro a quantidade, mas é mais de uma dúzia, com certeza. Lendo a lista, apesar de tão cheia, não posso negar que me prendo em algumas preparações. O iogurte, compro quase sempre com a mesma finalidade, sendo difícil imaginá-lo sem os pepinos (que não tenho e por ora não posso comprar). Assim, tende a ser divertido!

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