Total Pageviews

Monday, August 29, 2016

O espólio das férias


Wine and the city - Kosice presa em minha taça

Meu aniversário é dia 29 de junho. Segundo a astrologia, esse é meu ano novo pessoal - independente da astrologia, faz sentido também do ponto de vista lógico pensar que seu corpo faz um ciclo novo no seu aniversário, e não no calendário.
Junto disso, eu entraria em férias a partir de primeiro de agosto. O que espremeu em julho a responsabilidade de finalizar processos anteriores, que precisavam estar concluídos até as férias, e essa sensação de renovação em virtude do aniversário recém passado.
E aí em julho, muitas coisas diferentes rolaram: minha participação em dois congressos (um político, outro acadêmico) me reconectaram com a alegria que sinto em estar junto das pessoas pensando tirando planos conjuntos, não somente planos individuais. 
A capacidade que tive nestas oportunidades em me concentrar no aqui e agora, tendo inclusive, por alguns momentos, esquecido do celular porque a conversa estava boa - segundo um amigo meu, esta é uma perfeita definição de felicidade.
Os olhos abertos a todas as belezas que encontrei pelo caminho: o cerrado brasileiro em flor, os dias ensolarados de volta à sonífera ilha, a tatuagem nova, as oportunidades de convívio com pessoas de quem gosto, o exercício da intelectualidade que deixei adormecer nos últimos anos.
O processo contínuo e cada vez mais intenso de me desfazer das tralhas da vida - tralhas literais e figurativas, que têm finalmente abandonado os recônditos de casa e também da mente. Uma mente treinada para a concentração no agora. 
E então as férias e a insustentável leveza do ser: o fato de não ter amarras me possibilitou sentir liberdade e leveza a cada imprevisto. Eu não tinha compromissos com ninguém, além de mim mesma.
Nessa toada, o agora se apresentava com simples e importantes metas: dormir a noite toda. Acordar cedo. Dormir somente à noite, nenhuma soneca durante o dia. Comer as melhores coisas que pudesse encontrar, misturando o sabor e a saúde. Comprar novas louças para minha casa. Tomar um banho de lavanda. Devorar um livro atrás do outro. Assistir quatro filmes na mesma noite (dentro do avião, lógico). Dar um passeio de bicicleta...
E então voltar. Sem estar devendo, sem excesso de bagagem - nem de peso. Com histórias para contar, fotos e mais fotos. Paisagens. Seis países - nem sei mais quantas cidades. 
Uma simpática feirinha em Praga, com as deliciosas frutinhas de verão
Eu sempre prometo isso, nem sempre consigo cumprir... Mas pelo menos o que já escrevi no instagram irei transferir para cá.

4 comments:

Nanda Silva said...

Amo suas postagens, a forma que descreve tudo isso sem contar com as fotos incríveis, os detalhes.Senti sua falta aqui. Beijo

Cadinho RoCo said...

Viver a vida é sempre bom.
Cadinho RoCo

Não importa said...

Que bom que vc está feliz e realizada!
Menina, eu to grávidaaaa! Estou mega feliz!
Beijos

Look Day said...

Aproveitar a vida é muito bom, parece que as vezes temos tantos compromissos que esquecemos um pouco disso.

beijos.

Blog Archive