Total Pageviews

Tuesday, July 12, 2016

Minhas dicas contra o desperdício e a favor do pão durismo

Cristiano confessou as coisas que faz e que podem chamar de pão duro que não liga. Também ponho o detergente de ponta cabeça e espremo o tubo da pasta até o fim. E fiquei aqui lembrando de todo o resto de coisas que faço por economia ou por aversão ao desperdício. Queria muito que vocês comentassem, e caso animassem, fizessem suas próprias listas! Vamos ser pão duros e economizar together!

1 - sempre corto os frascos dos cremes quando agitar não é suficiente - e sempre tem produto "nas paredes" para no mínimo mais uma usada;
2 - sempre que acaba o vidro de óleo de coco na cozinha, passo o dedo ou um algodão nas laterais do vidro, para tirar maquiagem ou hidratar cutículas;
3 - sempre compro o pacote com bolinhas de algodão, mais barato que o disco. Daí vou desfazendo a bolinha em duas ou três, para economizar;
4 - uso o sabonete que está no final para lavar as calcinhas no banho (ele gruda no suporte, aí o tecido molhado faz "soltar" o sabão);
5 - se por acaso os lencinhos demaquilantes ficarem secos demais por demorar a usar, não jogo fora: guardo e umedeço com um pouco de água quando preciso de uma limpeza mais eficaz;
6 - guardo todas as partes não utilizadas dos vegetais num pote e fervo tudo para caldo: parte verde do alho poró, cascas, sementes, umbigos de tomate, galhos de alecrim, recheio de chuchu e abobrinha, talos de salsinha, enfim, o céu é o limite;
7 - se como qualquer carne assada com ossos, antes de jogar fora, afervento e faço caldo também, às vezes juntando com o caldo acima;
8 - se compro tabletes de manteiga, guardo a embalagem para untar formas quando for assar algo;
9 - guardo todos os vidros que compro, e vou armazenando os chás, feijões e outros alimentos neles;
10 - clássica: jamais jogo fora uma embalagem de presente, e quando vejo alguma foto de revista muito bonita, também uso para embalar presentes;
11 - araminhos de pacote de pão e outros, guardo para quando quero embalar algo de forma segura num pacotinho;
12 - ao fazer molho de tomates, sempre enxáguo a lata com um fio de água, para não perder o que fica nos fundos e laterais;
13 - quando acaba a mostarda, uso o recipiente para molho de salada, assim não perco o resto que fica lá;
14 - coloco as favas de baunilha vazias num pote de açúcar para meu próprio açúcar baunilhado;
15 - coloco as cascas de limão, laranja e tangerinas num vidro com vodka para meu próprio extrato, ou num vidro com vinagre para meu próprio produto de limpeza;
16 - coloco uma gotinha de acetona no meu esmalte vencido e endurecido para uma última usada.

Certeza que tem muito mais que isso, mas essas foram as que lembrei agora.




2 comments:

Cristiano said...

Nóóóóó vc faz os seus caldos!!!! Quero evoluir para fazer os meus tb.

Cascas e afins gostaria de me organizar para juntar e dar para as galinhas da minha mae em um sitio nao muito longe daqui.

E o pote cortado ao meio... esqueci de listar :)

E que legal vc me deu algumas ideias!!!

:)

Nanda Silva said...

Olá eu também faço muitas coisas para economizar:
- reutilizo quase todas as embalagens, prefiro comprar de vidro , ai depois coloco temperos e etc;
- junto os tocos de sabonete, coloco num pote de margarina, aqueço no microondas e pronto sabonete novo!;
- guardo todas as sacolas plásticas e uso durante o dia a dia e também para lixeira menor;
- guardei todas as roupas da época que era magra, então agora uso tudo, sempre fiz remendos e pequenos reparos em minhas roupas;
- recorto blusas velhas de malha e faço retalhos para tirar a poeira;
- também lavo os vidros/latas com um fio de água para aproveitar ao máximo o produto;
- deixo a válvula do gás fechada, só abro quando vou utilizar;
- guardo o óleo das frituras em um caneco específico e utilizo d mesmo para as frituras;
- faço o mesmo com o esmalte e também faço uso do algodão de bolinha;

Deve ter mais coisas, não me recordo agora, não vejo mal algum em economizar e reutilizar as coisas. BEijooo

Blog Archive