Total Pageviews

Friday, April 01, 2016

Umas dicas e receitinhas de #15diasbichoeplanta

Desjejum frugal e saboroso: ovos cozidos com azeite de oliva e orégano, café puro, água com limão. O café está autorizado no #bichoeplanta!


Acabei não conseguindo me organizar para cozinhar e fotografar do jeito que queria. Mas de hoje em diante, me parece que vai ficar mais fácil!

A priori, não entram industrializados, refinados e processados no desafio; a ideia, além de promover uma libertação dos lácteos e farináceos, é que a pessoa não saia substituindo. Quem nunca resolveu tirar glúten da vida comprando uma massinha amidenta e refinada, tão industrializada quanto a de glúten, só que sem? Ou ao resolver sair da lactose paga R$11 num cottage lacfree, cuja única "vantagem" é a adição da enzima lactase no produto?

Daí, tirando esses mortos da sala, quero dizer que hoje preparei um bolinho com coisas que foram processadas industrialmente: cacau em pó e fermento químico. Nesse caso, valeu a regra de conseguir identificar todos os "ingredientes" contidos no rótulo, não abusar dos mesmos e de não deixar o ótimo ser inimigo do bom.

Aproveitei um vidro de óleo de coco vazio (sempre tem muitos desses lá em casa), pensando que ao fazer o bolinho ali dentro, poderia usar aquele óleo grudado no vidro e que não conseguimos tirar quando o produto está no fim, mas não queremos desperdiçar. Quando não faço isso, apenas enfio as pontas dos meus cabelos lá dentro, besuntando tudo para tratar, fazendo a tal umectação que tanta gente faz - daí já aproveito, massageio as unhas e cutículas, se duvidar passo óleo de coco na cara, é uma loucura (ah sim, às vezes esfrego um algodãozinho nas paredes e fundos do vidro vazio para tirar minha maquiagem, assim uso mesmo o óleo até o fim!).

Bem, o bolinho ficou sucesso, mas de verdade, o formato foi um plus de divertimento a mais - mandei para todas as minhas amigas com a legenda "marque aqui aquele seu amigo que parece meu bolinho". No futuro farei numa canequinha.


Tirem as crianças da sala.


BOLINHO DE MICROONDAS PALEO LOWCARB

1 banana madura (possível variação: mesma quantidade de abóbora cozida sem sal)
1 colher de chá de óleo de coco
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de farinha de amêndoas
1 pitada de fermento
1 colher de chá de cacau em pó (opcional - ele pode ser branquinho, sem o cacau)
canela, baunilha, ou demais especiarias que você goste...a gosto

Amasse bem a banana ou abóbora com um garfo, misture os demais ingredientes batendo bem, deixando o fermento por último. A textura do bolinho é bem líquida mesmo. Leve ao microondas por 90segundos, mas fique por perto, prestando atenção - não entendo de potências de microondas, mas se queimar, é muito rápido. A textura após pronta é bem fofinha, mas úmida. E se for branquinho sem cacau, não ficará douradinho o seu bolinho.

1 comment:

Sara com Cafe said...

boa sorteeee!! :D

Blog Archive