Total Pageviews

Tuesday, April 05, 2016

#15diasbichoeplanta - como aumentar o consumo das plantas?


Para decorar, separei uns cubos de abóbora e algumas vagens separadas do molho, preservando suas lindas cores!

Sempre gosto de dizer que meu problema não se localiza nos alimentos de que não gosto, mas sim no fato de gostar de coisas demais. Eu gosto de legumes e verduras, o problema é que junto disso eu gosto muito de picar uns oreos por cima do sorvete...
Uma das coisas que me ajudou muito a aumentar a ingesta das fibras oriundas de vegetais foi parar de idealizar essa hora. Crudivorismo e agricultura familiar são coisas bonitas que sempre admirei de longe, mas não tendem a ser minha realidade. Por causa disso, eu vou ficar sem mais legumes?
O ótimo não pode ser inimigo do bom!
Assim, por mais que eu saiba que uma salada de vegetais frescos e crus é mais saudável, se a única forma de eu comer umas cenouras no dia de hoje é adicionando-as ao picadinho, que seja. Gosto muito do sabor de alguns vegetais depois de cozidos, e quase tudo me parece mais lindo e saboroso depois de uns minutos de forno... Cenouras e abóboras são os meus prediletos, mas acho que virtualmente tudo fica mais gostoso, especialmente se deixar tostar um pouco!
Nesse picadinho de carne com vegetais, aproveitei para adicionar vários vegetais que já não estavam tão bonitos para compor uma salada: abóbora, vagem, cenoura e também uns rabanetes picados. Acho que quando vamos cozinhar esse tipo de receita, em que enchemos de ingredientes de sabor marcante o molho, é a melhor oportunidade para colocar aquilo que gostamos menos, mas que sabemos da importância de consumi-los.

PICADINHO LOWCARB

250g da carne bovina de sua preferência (nesse caso é uma picanha, mas pode ser MESMO qualquer uma, inclusive os cortes mais baratos)
1 colher de sopa de bacon em cubos
1 folha de louro
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
variados vegetais picados, totalizando cerca de 150g
1 colher de sopa de passata de tomate
ervas e sal a gosto

Numa panela de pressão (ou numa panela grande, se não quiser ou não tiver), refogue a cebola no bacon e adicione a carne em cubos, apenas até selar. Adicione a folha de louro, os vegetais mais duros, como cenouras e abóboras, cobrindo com água. Feche a pressão e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou tampe a panela e cozinhe por 15-20min. Ao final deste processo, adicione o alho, a passata de tomate, e os vegetais mais tenros, caso os utilize (no meu caso, adicionei as vagens, se for usar brócolis ou couve-flor, é neste momento também). Raspe com uma colher de pau o molho que se gruda no fundo da panela, para que incorpore neste cozido. Deixe mais 5min com a panela aberta, apenas para amalgamar os sabores, e então desligue o fogo. Acerte o sal, e somente com o fogo desligado, acrescente as ervas frescas (no meu caso, foi salsinha picada). 
Sirva com os acompanhamentos da sua preferência - eu comi puro no dia da foto, e na porção do dia seguinte, comi com farofa.

3 comments:

Cristiano said...

Você ja ouviu falar de CSA?

Sara com Cafe said...

Deve ter ficado bem gostoso!
Boa sorte por ai.

abraço.

Cristiano said...

CSA é um movimento vindo da europa e USA que é fazer uma ponte entre o agricultor familiar que planta orgânico e o consumidor. A ideia funciona mais ou menos assim, um grupo paga uma mensalidade e o produtor(es) pega essa mensalidade planta e toda a semana ele faz uma cesta para vc pegar.

Tema para um post futuro que eu tive uma experiencia na CSA Nossa Horta, mas infelizmente eu tive que sair.

Veja no facebook, se em floripa já tem CSA para vc participar ou conhecer melhor pode ir na CSA nossa hora no qual ainda faco parte do grupo de discussão do facebook: https://www.facebook.com/cristiano.alves.16568

Blog Archive