Total Pageviews

Wednesday, March 16, 2016

O que tem pro almoço? Muffin de brócolis




Eu tenho problema em comprar legumes e verduras e não conseguir consumi-los a tempo. Daí aos poucos vou criando formas de evitar o desperdício e o congelamento é uma delas... Mas nem tudo eu acho que fica bom simplesmente enfiando no congelador, e o brócolis é um desses casos.
Tendo em mente algumas receitas variadas que já vi por essa internê de muffin salgado, criei minha própria versão com os ingredientes que possuía! Deu muito certo e a possibilidade de variação é quase infinita.


MUFFINS SALGADOS DE BRÓCOLIS

meio ramo de brócolis cozido ligeiramente no vapor e quebrado em floretes menores
2 ovos 
2 dentes de alho picados miudinho
1 colher de sopa de farinha de coco
4 colheres de sopa de queijo ralado (use o da sua preferência, mas saiba que quanto mais saboroso o queijo, mais saboroso seu muffin - eu usei queijo Canastra)
1 pitada de fermento químico
sal e pimenta a gosto

Coloque um florete de brócolis em cada forminha de muffin (se utilizar de silicone, não se preocupe em untá-las). Bata os ovos até espumarem, com um garfo ou fouet. Adicione o alho, o queijo e os temperos. Bata vigorosamente mais uma vez. Agora é necessário ser rápido: adicione a farinha e o fermento, batendo novamente, mas não se demore com a massa batida, pois a farinha de coco tende a puxar para dentro de si os líquidos, deixando a massinha com textura grudenta - e você a quer líquida, ainda que com certo peso e textura. Complete as forminhas com a massa, preenchendo com cerca de 2/3 da capacidade das forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20min. 
Os muffins não estarão muito douradinhos - isso dependerá da quantidade e do tipo de queijo utilizado em sua massa. Mas tome cuidado para não queimá-los tentando atingir uma cor que não será possível com tão poucos e sensíveis ingredientes!

2 comments:

Nanda Silva said...

Olá, obrigada pelas suas palavras no comentário, fico feliz que me acompanha e me entenda, esta troca de mensagens realmente faz muito bem e me fez muita falta nestes dois anos. Imagino o que esteja passando, realmente não é fácil, mas pode ser feliz de outras maneiras, sem ter/depender de outra pessoa e será!!! Adorei a receita, minha colega de trabalho faz um de batata doce com frango e um com brócolis, vou pedir ela para compartilhar e te envio, realmente é uma delícia !!! Estou aqui firme agora viu e se precisar só me chamar, conte comigo!

Liu said...

Menina, o mais difícil por aqui tá achar o brócolis. Nessas horas me bate uma saudade da zoropa!

Blog Archive