Total Pageviews

Sunday, July 05, 2015

O que tem pro almoço? Jardineira de legumes


Então estou aqui, no meu quarto dia de dieta paleo, me saindo bem melhor que a encomenda. Realmente o fato de não controlar quantidades e poder comer gordura ajuda muito, e gordura vai em tudo: óleo de coco no café da manhã, nos ovos que comi dia desses, no azeite de oliva que adiciono à salada, e por aí vai.
Estou reforçando bem nas quantidades, para evitar de ficar com fome e escorregar em alimentos que não posso comer, o que tem ajudado. Tipo hoje, que para meu bife acebolado, coloquei logo meia cebola junto, o que rendeu horrores e se não fosse essa dieta, seria menos. Mas aí eu pensei que eu gosto bastante da cebolinha caramelizada, e que eu como menos dela no restaurante porque acabo colocando outros acompanhamentos não-aceitos no momento.
Daí, além do bifinho, cortei umas alfaces americanas e mandei ver nessa jardineira que juntou duas inspirações diferentes: primeiro, a própria jardineira de legumes vendida congelada nos mercados, mas que possuem milho, e no momento milho não está permitido. Além disso, semanas atrás em Brasília eu me servi no restaurante de uns cubinhos de cenoura refogadas com coentro, e isso me encafifou. Sempre eu fazia feijões refogados no coentro, e não me ocorreu colocar em outros legumes?!

JARDINEIRA DE LEGUMES

1 cenoura média cortada em cubinhos
3 floretes de brócolis chinês, florzinhas separadas, e talo cortado também em cubinhos
3 floretes de couve-flor, florzinhas separadas, e talo cortado também em cubinhos
1 dente de alho
1 sachê de champignon em conserva
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de cúrcuma fresca ralada
1 punhado de salsinha e cebolinha picadas
sal e pimenta a gosto

Ferva um tanto de água, coloque em primeiro lugar as cenouras para cozinhar por cerca de 5min (nesse meio-tempo, é possível ir cortando os demais vegetais). Adicione o brócolis e a couve-flor, ao mesmo tempo, já ligue a frigideira com o óleo de coco, alho e cúrcuma. Desligue a panela de água. Retire os vegetais com uma peneira (ou outra forma que você reserve a água - é um líquido precioso e nutritivo, use para sopa ou outra receita com caldo de legumes) e os adicione à frigideira, mexendo bem e envolvendo todos os vegetais com o óleo aromático. Adicione o champignon, sal, pimenta e desligue o fogo. Adicione o cheiro verde com a jardineira ainda quente.

No futuro, quando for comer, é possível fazer algumas outras coisas, tais como: adicionar vinagre ou azeite, ou outros tipos de pimenta. Não quis fazer isso para justamente eu ter outras opções - o sabor da jardineira fica bem suave e neutro, um pouco adocicado, daí ela cai bem com um prato mais salgadinho. Não pus cebolinhas porque elas parecem durar menos, e eu vou comer mais uns dois dias pelo tanto que sobrou. Guardei na geladeira e não sei quanto tempo dura - mas acho que dura tranquilamente de 2-3 dias, além de que se pode congelar.
Se for o caso de congelar, basta espalhar tudo num tabuleiro, de modos a não ficar uma coisa grudada na outra. Leve ao congelador por cerca de 1h, e então pode colocar num saco plástico - assim eles congelam em separado, e não aquelas crateras difíceis de separar.

No comments:

Blog Archive