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Friday, July 17, 2015

Lanchinho paleo: frutas, frituras



Esse lanche tem algumas coisas interessantes que tornam a fruta como lanche uma boa pedida: tem termogênico (canela e pimenta), tem a gordura boa (do coco), não tem açúcar (nem precisa) e tem o morango que é uma fruta de pouco carboidrato.
Eu amo bananas e jamais viveria sem elas, mas para diminuir o impacto do índice glicêmico, tenho buscado algumas estratégias que deem a volta na insulina. Coisas que li a respeito: que associar uma fonte de gordura junto diminui esse impacto, que a canela também ajuda nisso, por isso, a combinação de maçã e banana com canela não é só intuitiva pelo sabor, mas pelo detalhe digestivo/metabólico!
Aí eu andei lendo por essa internê da vida que os franceses adicionam pimenta nos morangos quando vão comê-los, e logo se acendeu uma lâmpada em mim: isso deve ficar MUITO bom. 
O coco é considerado uma fruta coringa na minha atual dieta, pois apesar de ter bastante gorduras, tem milhões de fibras e poucos centavos de carboidratos líquidos, sendo assim bem legal para a minha estratégia terapêutica do momento: manter minha insulina constante e feliz.
Então outro dia misturei logo tudo e deu nisso: uma sobremesa quente e fria, gordurosa mas ao mesmo tempo com fibras, termogênica, deliciosa!
As pessoas podem comer só as bananas fritas com o coco, ou só os morangos com a pimenta, eu quero sempre tudo, e comi logo ambos e juntos.

BANANA FRITA

1 banana em rodelas
1 colher de sobremesa de óleo de coco
canela a gosto
coco ralado

Aqueça o óleo de coco numa frigideira antiaderente e disponha as rodelas de banana. Deixe que elas caramelizem um pouco, cerca de 2min, e então vire-as. Aí polvilhe a canela, e o coco ralado. Não é necessário açúcar nenhum! Que delícia!

Os morangos, cortei em três no sentido do comprimento, adicionei a pimenta do reino moída na hora e misturei com as bananas quentes. 

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