Total Pageviews

Thursday, February 12, 2015

O que tem pro almoço? Tudo vegano

Ache o guacamole lá no fundinho

Eu ando assistindo muito o programa Bela Cozinha, e tenho adorado as ideias que tiro de lá, além de diversas dicas: o movimento correto da faca, quantas horas deixar alguma coisa de molho, o que cai melhor de manhã ou à noite, etc. No início, via aquela profusão de tofu e linhaça no lugar do ovo com maus olhos, mas se você assiste de forma initerrupta, percebe que não se trata de uma nutricionista xiita para quem nada presta. Na verdade, o programa já mostrou carne, doces, frituras, milkshake e muito mais. Mas sempre faz a ponderação que você precisa ter uma alimentação majoritariamente saudável, para poder cometer os seus abusos quando julgar conveniente.
E também de uns tempos para cá eu não tenho mais estranhado tanto certas coisas, pelo contrário, tenho considerada bem-vinda a entrada de dias meat free, o que segundo O Homeopata, é normal.
Hoje isso não foi intencional. Calhou somente de eu ter comprado abacate com sérias intenções de comer guacamole, e ter meio tofu sobrando na geladeira precisando ser usado. Juntei a isso alfaces e tomatinhos que já haviam visto dias melhores, e ao final percebi: não havia nada de origem animal em meu almoço!
Coloquei em meu instagram a hashtag vegan e vi surpresa algumas pessoas que nunca havia visto curtindo minha foto. Tem gente que usa mesmo a hashtag para mecanismo de busca, que legal.
Aproveitei e passei a seguir alguns perfis de ayurveda, pois sempre podem surgir dicas legais. Mas sou preguiçosa e fico somente naqueles em português, o que faz com que eu não goste de seguir a hashtag pitta, por exemplo. Mas achei uma moça que é pitta e faz dieta Dukan, coisa que jamais farei, e estou seguindo ela para ter algumas ideias. De tudo se aproveita se a gente filtrar bem, eu acho.
Espero que a receita simples agrade, ela é muito refrescante, leve e saborosa. Perfeita para levar na marmita para o escritório, que foi o que fiz hoje.

GUACAMOLE

1 abacate maduro
suco de 1/2 limão
cebolinha picada
coentro picado
1 colherzinha de Tabasco
1 chilli fresca picada
sal e azeite a gosto

Amasse bem o abacate com o garfo, ou passe no liquidificador (mas acho que dá tanta sujeira que não compensa). Adicione imediatamente o limão para que não escureça, e então os demais ingredientes. Há quem adicione tomates picados, eu adiciono somente na porção que irei comer para não aguar demais. Guarde na geladeira por pouco tempo, pois é altamente perecível (o meu, comerei em dois dias, porque sou corajosa).

TOFU FRITO COM CROSTINHA DE ERVAS SECAS

50g de tofu orgânico cortado em cubos (TEM que ser orgânico quando o assunto é soja, meu povo)
temperos secos a gosto
óleo de coco para fritar

Seque o tofu com papel toalha até que ele fique mais parecido com um queijo de fato, e menos aguado. Então tempere com sal, cominho em pó, pimenta e o que mais gostar. Acho que curry ou cúrcuma ficaria um badalo. Esfregue bastante para que ele fique recoberto. Aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de óleo de coco e coloque os cubinhos após estar realmente bem quente, assim, não irá grudar. Vá virandinho por alguns minutos e está pronto. 

2 comments:

Cristiano said...

To curtindo o bela cozinha tb...

Quero fazer uma parada com banana da terra boa que ela fez.

uaifai said...

Tem um programa no Canal Brasil, eu até ia escrever sobre ele, chamado "Larica total". Meu estilo na cozinha é aquele! hahaha
Uma vez, depois de jogar uma lata no lixo, viu na receita que ela serviria de medida para outro ingrediente. Ele foi lá, pegou e usou. Sem contar como ele lambe garfos e colheres e depois mete na receita. Tem um congelador com as marcas das latinhas de cerveja no gelo. É sensacional!

Blog Archive