Total Pageviews

Wednesday, February 11, 2015

O que tem pro almoço? Couscous com legumes


Findo o desabafo da postagem anterior, já logo arrumei assunto para publicizar: meu almoço de escritório que vem numa tigelinha de vidro para ser requentada no microondas.
Eu não estava com vontade de ir ao mercado, nem à feira ontem de manhã. Resolvi me virar com o que tinha, e o que tinha era abobrinha, cenoura molenga, tomates-cereja quase passando e uma lata de tomate pelado. Não haviam mais cebolas, só havia alho assado, que eu fizera na semana anterior junto com minhas abóboras. Nem limão ou cebolinhas. Eu estava me sentindo estranha com aquele tanto de privação, mas no fundo me ocorreu uma ideia. Eu ia fazer macarrão de abobrinha e cenoura, que havia sido um sucesso na semana anterior, receita da minha musa FOREVER, Bela Gil. Só não contava com o fato da abobrinha estar estragada. E a cenoura, molenga, não se prestava a virar tiras de macarrão. O molhinho simples já estava pronto e, chateada, resolvi que usaria macarrão. E aí no meio do caminho lembrei de algo que habita minha despensa e é ainda mais rápido: couscous.
Não me parece ser o mesmo que se come no Brasil, pois este me lembra muito o fubá. O couscous marroquino é de bolinhas, interessante, uma boa base para um molho legal. E ficou pronto em 1min, assim tão pouquinho.


COUSCOUS MARROQUINO COM LEGUMES

1/3 de xícara de couscous já cozido
1 tomate pelado, mais o suco da lata
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cenoura picada em cubos
8 tomatinhos cereja
5 dentes de alho fatiados
1 pitada de açúcar mascavo
sal, azeite e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Basta colocar em fogo baixo o alho com o suco de tomates mais o tomate pelado, adicionar manteiga e açúcar e deixar cozinhar um pouco - nessa quantidade, nem leva 5min. Ao final, temperar com sal e pimenta a gosto. O couscous precisa ser colocado numa tigela e adicionado água fervente até que o tape, abafando por 2min (isso varia conforme a quantidade). Depois é só afofar com um garfo e adicionar sal, pimenta, azeite e limão (que eu infelizmente não tinha). Pus tudo junto na mesma tigela, acrescentando ainda os cubinhos de cenoura crus mesmo, e os tomatinhos cortados pela metade, também crus. Rende HORRORES, o couscous se multiplica.

No comments:

Blog Archive