Total Pageviews

Wednesday, February 04, 2015

A sazonalidade ao contrário

As cascas ficaram tão macias que as comi também, puras, somente com o salzinho polvilhado na assadeira.
Desde o final de semana o calor aliviou um pouquinho, tem chovido mais e tido mais nuvens. Resultado: não deu praia no final de semana passado e nem parece que vai dar nesse.
Ao contrário do que imaginava, me vi animada. Feliz em recolocar em uso algumas peças de roupa que estavam abandonadas, repensar se ia usar maquiagem (não uso há exatos 35 dias, desde que o ano iniciou), fui ao cinema, e ontem, para completar a esquizofrenia, achei que após uma tarde cheia de chuva, o carteiro ia precisar de uma sopinha quente.
E às 18h de ontem este forno foi ligado pela primeira vez, para a feitura de um prato incrivelmente outonal, que costuma aparecer lá em casa de forma mandatária somente nos próximos meses: sopa de abóbora.
Quando elas saíram do forno, achei aquela imagem tão linda e típica que não resisti a fotografar. Senti um amor tão grande por aqueles legumes que chegou a chamar a atenção. Lavar folhas de alface, assar abóboras e bater uma sopa são fontes incríveis de calor no coração para minha pessoa.
Quando terminei de preparar, coloquei no forno uns bolinhos pré-prontos de petit gateau que fizeram um perfume danado em casa. Mas que no futuro, serão meus próprios brownies, e não esses comprados ocupando meu congelador.
Desligamos a TV que estava ligada ao acaso para tomar sopa e conversar. Falei que deveria ter feito nutrição, seria mais feliz. Falamos como não era impossível fazer, reclamamos dos nossos trabalhos. Falamos dos temperos utilizados naquela sopa tão rala e de como havia sido um dia meat free para mim, mas totalmente ao acaso. 
E de repente me vi ansiando pelos próximos meses. Sempre estou um passo à frente, e passarei o inverno ansiando pelo verão, tenho certeza. 
Ah! A quem interessar possa:

SOPA DE ABÓBORA

1 xícara de abóbora assada em forno alto por 30min
1 cabeça de alho assado na mesma fornada
açafrão, sal, água e especiarias a gosto

MODO DE PREPARO

Aguarde os legumes esfriarem um pouco antes de colocá-los no liquificador com a quantidade de água que mais lhe agradar: se gosta de sopa cremosa (eu), ponha menos, se gosta de sopa mais líquida, ponha mais. Tenha em mente que está tudo cozido e não irá passar muito tem
po no fogo. Depois de bater os legumes com a água e o açafrão (tenho cabelinhos trazidos direto da Índia!), volte à panela para corrigir o sal, amalgamar líquido e sólidos, e adicionar outros temperos que goste (usei uma pitada de um mix da Bombay que leva gengibre em pó, noz moscada e pimenta branca).
Servi com torradinhas integrais com cottage por cima, mais um cheirinho de orégano e cominho em pó.

No comments:

Blog Archive