Total Pageviews

Friday, January 02, 2015

Resoluções para 2015 (e hábitos)

Feliz ano novo, blogosfera parada! Eu estaria parada também, se não estivesse aqui na repartição hoje em regime de plantão. Por isso, lá vou eu atualizar minhas resoluções para este ano.
Ano passado eu tive que lidar com duas mudanças importantes em minha vida: eu entrei para o sindicato, e por diversos momentos isso desordena minha rotina (do nada preciso viajar, acordar 3h da manhã, receber alguém pra dormir em casa, etc). A outra foi que comecei a namorar (coração), e isso também entrou com tudo no meu tempo livre - meu tempo só para mim foi muito usado para estar acompanhada.
Além disso, em 2013 eu havia concluído o mestrado, ido a congressos, enfim, feito muita coisa mentalmente pesada, e em 2014 eu me dei um belo descanso. Foi um ano que pude ler o que queria, não ler nada se não quisesse, enfim, me foquei em outras áreas da vida e deixei a cabeça refrescar. Deixei a vida me levar sem tentar definir muito cada passo que eu dava, e esse ano será diferente!
Neste ano estou com planos de fazer as coisas acontecerem (em 2014, muita coisa aconteceu, mas foi porque passei outros 2 anos 'fazendo acontecer' e colhi os resultados). É mais um ano de necessidade de aproveitar bem meu tempo, definir a sério as minhas prioridades e mandar ver na obstinação. Não sei se já falei sobre isso aqui, mas eu não sou uma pessoa muito obstinada no geral. Vou fazendo tudo fluido, tudo numa boa, até que encafifo com algo. E aí, nestes momentos, a terra treme para brotar aquilo que meti na cabeça que quero. 
Sem mais conversinha, então, a minha lista organizei da seguinte forma: feitos que quero realizar, tarefas mesmo, sem mais esmiuçamentos, e hábitos que quero consolidar em mim. São 12 meses, portanto, eu vou inserir um novo hábito ao mês (não sei se tem 12 hábitos). 

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

1 - tirar o visto americano (é o último ano de um de meus melhores amigos morando lá)
2 - tirar o diploma do mestrado
3 - quitar as minhas dívidas
4 - participar de eventos acadêmicos e profissionais de minha área de pesquisa
5 - ser mais presente para as pessoas que gosto - ter mais vida social
6 - reformular meu guardarroupas (adquirir coisas boas, me livrar de outras,etc)
7 - conhecer um novo lugar nas férias (não digo 'novo país' pois posso ir em outra cidade num país que já fui)
8 - ter plantas em casa
9 - aproveitar melhor meu tempo (não ver horas se passarem sem ter feito algo proveitoso)
10 - destralhar a cozinha (principalmente: despensa, congelador e geladeira)
11 - aprender algo novo (possivelmente um idioma, creio que francês)
12 - contribuir mais com as pessoas ao meu redor, sendo mais paciente e prestativa

HÁBITOS

1 - movimentar-me nos 365 dias do ano (fazer alongamento todas as manhãs)
2 - não dormir sem a pia estar brilhando
3 - ler 1 livro técnico por mês
4 - anotar os meus gastos
5 - comer legumes, beber chá e outras coisinhas saudáveis (chia, gojiberry, etc) nos 365 dias do ano
6 - tirar uma coisa velha para cada coisa nova que entrar em casa
7 - procrastinar menos
8 - render 20% a mais em meu trabalho do que rendo hoje
9 - meditar alguns minutos por dia
10 - ler literatura que gosto todos os dias
11 - fazer o menu semanal e cozinhar minha comida novamente
12 - utilizar a montanha de cosméticos que compro para o rosto e esqueço após 1 semana

Em 2015, eu iniciei pelos hábitos 1 e 5. Mas o que realmente preciso cumprir em janeiro, é o hábito 1, pois farei como dizem os especialistas, consolidando este hábito num mês mais longo. Fazer alongamento é algo que tenciono fazer há muito tempo, para me sentir mais disposta logo de manhã, e ver se estimulo minha flexibilidade. Ontem, de ressaca, não me alonguei - mas entrei em movimento indo dar uma caminhada na praia ao final do dia. Hoje, eu me alonguei. Foi uma sessãozinha rápida, mais focada na lombar, que estava doloridinha, mas a ideia é fazer pelo menos aquele básico ciclo dos inferiores e superiores que todo mundo faz no aquecimento.
De ontem, ainda, comi chia (dentro de um bolo, é verdade, mas é isso aí a vida), tomei chá de hortelã, comi um vinagrete, uvas, e tomei suco natural de laranja. Hoje tomei mais chá de hortelã, tomei óleo de coco, tomarei chá de hibisco com cravo e comerei ainda gojiberries. Preciso ver se insiro uma saladinha no jantar. Eu não tenho nada contra legumes, mas comida fria me dá aflição. Creio que trabalharei no hábito 5 em fevereiro, pois o calor me ajuda a comer mais comida fria.
Feliz 2015 a tod@s!

4 comments:

Taís Moreira said...

Feliz ano novo! Tb estou aqui trabalhando e resolvi voltar à ativa no blog! Beijos!

Valquiria Paula said...

Cara, eu adoro suas resoluções! Rsrsrs
E gostei desse hábito de colocar as resoluções no papel para ir acompanhando. Te desejo sorte no cumprimento de suas metas e que 2015 venha cheio de realizações e conquistas. Grande beijo!

Nay said...

Quero dizer que de uma forma ou de outra, seu blog para mim é inspirador. :)

Feliz ano todo!

uaifai said...

Desejo de coração que consiga realizar todos os desejos. Seus objetivos são coisas do bem, para o seu bem estar e de quem te rodeia. Isso é legal!
Beijos

Blog Archive