Total Pageviews

Monday, January 05, 2015

O que tem pro almoço? Ovos mimosa, sobras gostosas


Hoje foi assim: não preparei nada para almoçar, cogitando comer na padaria. Mas a consciência me fisgou: porque gastar dinheiro com almoço se tenho tanta comida em casa? Se eu quero mesmo esvaziar a despensa e a geladeira, preciso comer as coisas.
Foi assim que eu defini meu almoço. Eu tinha acelgas compradas há quase um mês atrás para o meu kimchi (ainda não fiz, shame on me). Tabule de quinoa, sobra de ontem. Ovos, como sempre. Sardinhas em lata... e uma bandeja de rabanetes orgânicos que comprara num arroubo de animação, pensando que comeria horrores. Você comeu rabanete? Nem eu.
Então preparei umas tiras de acelga, juntei no tabule, e fui fazer esses ovos mimosa que eu não sabia que tinham esse nome e nem que era um clássico francês. Eu já vinha fazendo-os há um tempo, pois vira no youtube de uma moça que faz Dukan e a ideia me apeteceu muito. Faço recheios gostosos com presunto, às vezes com atum, e hoje com a sardinha que andava berrando, comprada há mais de 6 meses, sem que eu abrisse a latinha. Chegou o dia. Lembrei que nos aniversários da minha família, sempre tem sanduichinhos cortados em triângulos, com este patê de atum (vóvis bate no liquidificador, foi uma inspiração somente).

OVOS MIMOSA COM RECHEIO DE SARDINHA

3 ovos cozidos (pode ser quantos quiser, escolha os maiores)
1 colher de sopa de alcaparras
4 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 colher de chá de azeite trufado (ou de oliva óbvio)
1 colher de sopa de vinagre (o meu é de maçã, orgânico)
cebolinhas picadas a gosto
1 rabanete ralado
1 lata de sardinha escorrida

MODO DE PREPARO

Cozinhe os ovos enquanto prepara o patê: esmigalhe as sardinhas com um garfo, adicione as alcaparras, a maionese, o rabanete ralado, e misture tudo de novo com o garfo, dando umas amassadinhas para ficar menos pedaçuda a sardinha. Vá adicionando os demais temperos, misture bem. Quando os ovos cozinharem, corte-os ao meio, retire cuidadosamente as gemas e adicione ao patê. 
Depois é só rechear as cavidades dos ovos com uma colher bem cheia do seu patê, moer pimenta na hora, e adicionar mais cebolinhas (adoro).

Não subestime o poder desses ovinhos: eles são deliciosos.

1 comment:

uaifai said...

Eu gosto de maionese e de qualquer molho feito com ela. De um tempo pra cá, de olho numa alimentação saudável, eu tenho evitado. Quando não posso substituir por creme de soja (nas saladas é sucesso!), eu amasso um ovo cozido até virar um creme e misturo. Se gostar, um pouquinho de mostarda ou vinagre ajudam.

Blog Archive