Total Pageviews

Thursday, January 15, 2015

O que tem pro almoço? Ceviche de tilápia


Eu AMO ceviche. Não posso ver quando tem um no cardápio que já mando vir logo e vou pedindo, tendo sido sem sombra de dúvidas a comida que mais provei nas últimas férias no Chile. 

E é um negócio fácil de fazer, sabe? Coisa de cortar uns pedacinhos de peixe, uns temperos e esperar um pouco. Claro, isso se você for um cozinheiro amador que é justamente o meu caso. Se tem técnicas mais refinadas desconheço. Assim como desconheço que tipo de peixe serve para ceviche, pois faço virtualmente com qualquer um que me caia nas mãos. 

Reconheço que a pessoa já tem que ter saído muito da caixa para gostar. É peixe cru, marinado em limão, com ingredientes polêmicos como cebola, pimenta e coentro. Eu amo todos. E no verão, não consigo pensar em alternativa mais gostosa para almoçar e não morrer de sono depois!


CEVICHE DE TILÁPIA

2 filés de tilápia 
suco de 1 limão
1/4 de cebola roxa cortada em pétalas finíssimas
coentro picado a gosto
1/2 chilli vermelha picadinha
sal a gosto
azeite extravirgem

Corte os pedaços de peixe em quadradinhos de mais ou menos 1cm. Se fica muito pequeno, ele cozinha demais. Tempere tudo com o sal, limão e misture bem, deizando marinar por no mínimo uns 20 minutos. Coma logo, estamos falando de peixe, um alimento altamente perecível. Enquanto não come, guarde na geladeira. Retire qualquer vestígio de pele, alguns filés ainda têm isso, pois dá um gosto desagradável no seu ceviche. 

1 comment:

uaifai said...

Quero!

Blog Archive