Total Pageviews

Thursday, October 02, 2014

Geladeira vazia, coração cheio


Meu namorado, ao contrário de mim, é pior que um adolescente de 14 anos campeão estadual de basquete, devora tudo que vê pela frente e não sofre de falta de apetite. Considerando isso tudo, e que haviam bananas maduras demais na cesta de frutas, resolvi adiantar o nosso lado e fritar umas panquequinhas funcionais de banana, para substituir o bolo rápido que é de sua predileção mas para o qual faltava a farinha correta. 
Pois bem, fritei panquecas (renderam 6), comi metade de uma e deixei as demais esfriando dentro de um pote, para então guardá-las na geladeira. Ao chegar, eu estava batendo um suco verde de abacaxi para não dormir de estômago vazio, e já arrumei sócio no meu suco. Porção maior minha, menor dele. Antes de dormir, já com tudo apagado, ouço uma voz lá na cozinha perguntando se o que tinha dentro daquele pote destapado sobre a pia (erro meu) eram panquecas, e se ele podia comê-las, 'só uma'. 
Tendo comido as panquecas e guardado as demais na geladeira, acordou como sempre mais tarde que o necessário e, depois de sair correndo atrás do prejuízo escuto o nítido e inconfundível som do pote hermético das panquecas se abrindo.
- Não acredito que mesmo atrasado você parou para me roubar as panquecas!
- Só mais uma, só mais uma! (entre risos). 
Bateu a porta, foi-se embora. Sobraram duas para mim, uma que já comi hoje de manhã, a outra como daqui a pouco quando chegar em casa. Funcionais, livres de gluten, saudáveis e gostosas, recomendo para quem quer cuidar da saúde ou adoçar a boca de homem faminto.


PANQUECAS FUNCIONAIS DE BANANA

3 bananas bem maduras
1 ovo
meia xícara de água
8 colheres de sopa de farinha sem glúten
1 colher de sopa de aveia em flocos
3 colheres de sopa de açúcar demerara
1 pitada de baunilha em pó
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de sementes de chia


MODO DE PREPARO:

Corte as bananas em rodelas, adicione o açúcar e amasse tudo bem com um garfo, para criar aquela gosminha doce de banana. Adicione todos os demais ingredientes, com exceção do óleo de coco, pois ele serve para fritar: aqueça uma frigideira de teflon, e coloque uma quantidade pequena do óleo: espalhe com um pincel de silicone, com papel-toalha ou até mesmo girando a frigideira com paciência. Espalhe a massa, girando a frigideira, até que forme o disco do tamanho que você deseja (usei o diâmetro do fundo da frigideira como meta). Quando tiver bolhinhas na superfície, cutuque com uma espátula e vire para o outro lado, deixando pouco mais de 10 segundos desta forma. Coloque num prato com toalha de papel para absorver gordura, mas, experiência própria, quando se termina há muito pouco a absorver: como eu apenas untei de leve a frigideira, o óleo não sobra, não queima, e basta ir renovando as pouquinhas quantidades outra vez quando for a próxima panqueca. Termina com a frigideira limpa e a casa cheirosa. Renderam 5 panquecas médias.

3 comments:

uaifai said...

Talvez eu me interesse por essas receitinhas fáceis e saudáveis quando tiver uma geladeira. Por enquanto, a única coisa que costumo armazenar são frutas.
Com isso, emagreci 8 quilos. =)

Cristiano said...

Sua geladeira ta muito cheia para ta vazia.

Bah said...

Perae... será q eu li direito e não vi o post que v fala do namorado? Ou desatualizei total.

K!

Blog Archive