Total Pageviews

Monday, May 05, 2014

Projeto Piloto de Incentivo à Leitura

Conversando com uma de minhas pessoas prediletas mas que residem longe de mim, comentamos sobre nossos hábitos de leitura: eu tenho pilhas e pilhas de livros de literatura lidos e por ler, mas nenhum sobre política ou teoria. A pilha dele é o inverso da minha: zero literatura.
Combinamos fazer uma troca: ele me recomenda um, eu recomendo outro. Cada um de suas pilhas. Já encomendei o meu, Anarquismo e Comunismo, de Evgueni Preobrazhenski (complicado né Brazil). O dele, eu havia sugerido que lesse A Ignorância, de Milan Kundera, mas ele disse que vai alugar na biblioteca, e eu apurei que na dele não haveria - troquei pelo Risíveis Amores, que por sinal não li (mas que rapidamente lerei, para poder conversar sobre o assunto).
Pego meu livro hoje, e nessa semana louca só terei tempo de manhã bem cedo. Acordarei meia hora mais cedo essa semana para ler, pelo menos, meia hora por dia.
Daí que, animada com o projeto, pretendo continuar ao longo dos meses. E lembrei que um amigo meu, recentemente, começou um projeto coletivo de leitura com sua namorada: como eles moram juntos, lerão um livro juntos, cada noite um lê um pouquinho em voz alta para o outro. Começaram com O Amor nos Tempos do Cólera (eu jamais começaria com esse, porque é tanta emoção para descrever na entonação que a leitura ficaria prejudicada, mas esse é o projeto deles, não o meu). E outro amigo nosso, com 'invejinha' deste projeto, arrumou em seu quarto um cantinho de leitura, para todas as noites, ler poesias com a esposa: cada noite um deles escolhe uma para ler ao outro. 
Não é bonito?
Achei um badalo! Se eu fosse vocês, animava logo num projeto de leitura compartilhado também. :)

1 comment:

Bah said...

E eu doida pra achar um namorado desses!!!! Meu sonho de consumo de namorado!

Kisu!

Blog Archive