Total Pageviews

Monday, April 28, 2014

Bolo funcional de cenoura


Meu bolo de cenoura com seus gominhos, lindo, lindo.
Então eu comprei pouco, pouquíssimo na última viagem, uma coisa que eu queria muito implementar e no fim deu certo mesmo. Para viajar de mochila com conforto, é necessário cuidar com o peso, e foi muito bom ver que não ultrapassei os 23kg permitidos. O que mais deu volume foram os alfajores para presentear. Como sempre, comprei coisas para usar depois, pois é assim que gosto de acumular suvenires: com coisas que entram em uso. E uma das primeiras coisas que comprei foram estas duas formas de silicone, uma de bolo inglês e outra de bolo com furo no meio. Eu tinha um sonho de fazer bolos lindos com gominhos, e andava já meio que procurando uma forma dessas. Também andava com essa idéia de ter formas de silicone para algumas receitas específicas, e achei na avenida 18 de Julio, lá em Montevideo, numa loja de utilidades culinárias. As duas me custaram cerca de R$35, e ao que me lembre de ter visto, custou mais barato do que costumo ver no Brasil.
As duas forminhas, ainda na loja
Ainda não estreei a azul, mas a vermelha usei para fazer uma das receitas recomendadas na minha dieta: bolo funcional de cenoura. Segue a receita.

MUFFIN: BOLO FUNCIONAL DE CENOURA
Ingredientes:
1 ½ xíc. de farinha de arroz ou farelo de aveia,
½ xíc. de amaranto em flocos,
2col. sopa de chia,
2 ovos + 2 claras,
½ xíc. de água ou leite vegetal,
2 cenouras médias,
3 col. sopa de stevia forno e fogão em pó ou outro adoçante (expliquei para a nutri que nem que me matasse comeria adoçante, e ela autorizou a trocar por açúcar mascavo – como o poder adoçante de 3 colheres de sopa de açúcar é menor, dobre para 6 colheres de açúcar mascavo)
½ xíc. de água fervente,
1 col. sopa de fermento.
Modo de preparo:
Misturar os ingredientes secos (menos o fermento) e reservar.

Bater no liquidificador as cenouras, 2 ovos e o leite. Incorporar essa massa na mistura seca. Colocar a água fervente e mexer bem. Bater as claras em neve e incorporar cuidadosamente a massa. Por ultimo coloque o fermento e mexa bem. Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos (por eu ter feito numa forma de bolo normal, e não em porçõezinhas de muffin, levou mais de 50min, fui testando com o palito).



3 comments:

Nanda Silva said...

ficou lindo o bolo e parece sr muito apetitoso, obrigada por compartilhar a receita, adoro me aventurar na cozinha. Beijo obrigada pela visita e comentário no blog!!!

Cristiano said...

O que deixa um bolo funcional?

Bah said...

Hmm adorei a dica... tô nessa pegada tb... as formas de silicone são extremamente caras, lá na Liba tinha aos montes. Acho que vc ia curtir.

Kisu!

Blog Archive