Total Pageviews

Friday, March 28, 2014

Dicas que me facilitaram e complicaram a vida no quesito transportes

Cheguei em Gothan City outra vez. Minhas férias infelizmente terminam no domingo, e na segunda-feira, sem erro, estarei postando diretamente da repartição. Aí vocês vão estranhar a quantidade excessiva, não mais a ausência. Mas enfim.
Eu fui de avião até Buenos Aires porque viajei com pontos da TAM. E para a data que eu queria, ir até Buenos Aires custava uns 5mil pontos a menos. Como adoro a cidade, fiquei feliz da vida de ganhar essa baldeação de lambuja!
Desci em Aeroparque e voltei por Ezeiza. Achei um ótimo negócio porque Aeroparque é próximo à cidade, rapidinho a pessoa chega no centro, e voltar por Ezeiza é ótimo por causa das lojas dentro do embarque internacional. Sabe o que não é ótimo? Seu vôo ser 8h da manhã em Ezeiza, um município ao lado, que gera portanto um deslocamento considerável. 
Chegando em Aeroparque peguei um táxi de lá mesmo, e paguei no próprio guichê, pois eu ainda estava com reais. Me cobraram R$40 para ir de Aeroparque até o Terminal Madero, o que certamente é um abuso, mas em preços de aeroporto, isso é meio comum.
Lá, eu fui atrás de comprar minhas passagens para o Uruguai, fazendo a travessia pelo Rio da Prata. Pesquisei as empresas e optei pela Seacat, pois é mais barata que a Buquebus. Ela aliás usa as embarcações da Buquebus, com preço de Seacat, muy amigo. Como eu ia a Punta del Este primeiro, queria uma embarcação até Montevideo, mas fui 'enganada': o barco descia em Colonia, e de lá um ônibus da própria empresa me deixou em Montevideo. Já estava lá nos esperando quando chegamos, com um único porém: paguei 99 dólares para fazer desta forma, e isso poderia ter custado uns 60 dólares, se eu fosse até Colonia e eu mesma comprasse minha passagem de ônibus pela COT, a empresa uruguaia que faz estes trajetos.
Mas para não misturar as coisas: os taxistas argentinos aceitam reais mesmo na rua, então tenha os seus e em notas miúdas, de 10 e 20, assim você negocia o valor com eles - se tiver apenas notas grandes, eles não trocam (ao menos comigo não queriam trocar). 
A Seacat vende passagens mais baratas, mas vai apenas até Colonia com o barco. O barco é o mesmo da Buquebus, mas você vai por menos. A viagem até Colonia dura cerca de 1h, numa embarcação digna, confortável e com freeshop dentro. Se não for para fazer a Travessia até Montevideo, compre seu bilhete até Colonia e pegue você mesmo seu ônibus no mesmíssimo lugar. A empresa que faz esse trajeto é a COT. Ela também vai a Punta del Este e diversos outros destinos, com ônibus dignos, limpinhos e com wifi. Uma coisa muito boa era viajar de COT. O preço médio das passagens de Montevideo a Colonia ou a Punta del Este era de R$30.
Para terminar, como eu deveria chegar bem cedo em Ezeiza, cujo deslocamento leva cerca de 1h, eu comprei um bilhete num transporte que faz o trajeto de Terminal Madero até Ezeiza, o Manuel Tienda León. Ele tem horários abundantes, e no meu caso, estava bem vazio, afinal peguei o de 5h da manhã. Reservei pela internet, com a opção de pagar pelo cartão ou pagar à vista quando chegasse lá. Eles oferecem também um serviço de táxi (pago claro) a depender do seu endereço - o meu não contemplava. A viagem foi tranquila, segura, barata e pontual. Ah, tinha wifi no ônibus também. Paguei 100 pesos argentinos, o equivalente a uns 35 reais, no pior câmbio do mundo. Apenas para que possam comparar, o táxi da última vez que o tomei custou R$100. É longe mesmo.
Adorei ir de Tienda León, nunca mais pego táxi. A não ser que esteja em grupo. Eu tinha receio de não ser algo garantido, mas funcionou uma belezinha!
Evidentemente, às 5h da manhã não há trânsito, então foi tudo muito rápido. Mas vale o alerta amigo de que o trânsito em Buenos Aires não anda. Se o seu horário de sair for do meio da tarde em diante, pegue com muito mais antecedência.

1 comment:

Bah said...

ahahaha bem-vinda de volta ao Bananão! Nossa, mas parece que sua viagem foi o contrário do fluxo, vc se deu bem hein?

Kisu!

Blog Archive