Total Pageviews

Thursday, October 17, 2013

Uma dica interessante prazamiguinha que querem analisar seu cardápio semanal

Há tempos eu venho tentando implementar a ideia de um diário alimentar, que é frequentemente atribuído como algo que funciona super bem para quem precisa controlar o que tem comido e analisar o que pode fazer para melhorar (independente de emagrecer).
Tentei um bloquinho durante um tempo, do projeto BCK, mas foi várias vezes negligenciado porque eu estava longe do bloquinho na hora de comer, porque esquecia, por vários motivos. E então há uma semana eu decidi tentar uma coisa nova, que eu havia conhecido um tempo atrás e não dado continuidade: o fatsecret.
Esse site existe para você poder acompanhar seu processo de perda/ganho de peso, você cria sua conta e pode por ali adicionar as suas pesagens (no dia certo ele te manda um email lembrando de ir pesar), podes também a partir dos dados inseridos incluir meta a ser alcançada e, a partir do peso atual e do peso-meta, ele calcula sua quantidade ideal de calorias diárias. Tem também fórum e possibilidade de convidar amigos.
E o que eu mais tenho usado, ele tem um diário alimentar. Todos os dias você vai lá e insere os alimentos consumidos, e com isso ele vai colocando o percentual de alimentos que você já atingiu a cada novo alimento. No caso de determinados pratos você pode inserir a receita (ao invés de ficar escrevendo cenoura+brócolis+feijão, você adiciona sua receita de minestrone, por exemplo), e aí assim poupa tempo na inserção dos alimentos.
Há uma semana, eu venho conseguindo atualizar direitinho meu diário alimentar, deixando ele sempre aberto no navegador da repartição e no de casa. Isso vai servir para eu analisar principalmente a qualidade dos alimentos que consumi (assim posso ver se faltou legumes, se faltou cereais, etc), e ter uma noção imprecisa de porque emagreci ou não. Sim, imprecisa, pois o peso é uma medida imprecisa, as calorias não são tudo nessa conta. Também não tomo a quantidade de calorias que ele me deu como ideal como algo gravado na pedra, pois só considera meu peso e altura, mas reconheço que ir vendo os percentuais me faz ter mais critério ao decidir o que comer.
De modos que para mim funciona melhor ter essa conta no FatSecret do que carregar um bloquinho, sem contar que, mesmo impreciso, é bem melhor a contagem dele do que as minhas anotações. Estou gostando muito! Recomendo!

3 comments:

Taís Moreira said...

Eu tinha uma planilha de diário alimentar e funcionava bem. Anotar ajuda a emagrecer.

Neanderthal said...

Eu uso um programa no meu celular chamado tecnonutri que me ajuda a fazer um diário alimentar e tbm fornece as calorias dos alimentos.
Mas vou me inscrever assim que voltar e fazer a experiência. No final das contas, eu negligencio o bloquinho, o programa e qualquer outra coisa. Sou muito indisciplinada.

Bah said...

Nenhum programa que eu usei deu certo, aí o negócio foi fechar a boca de vez auhauahua

Kisu!

Blog Archive