Total Pageviews

Tuesday, March 12, 2013

Thais, uma pessoa que medita - só que não

Aí  então que eu li esse post aqui, da Rita, e resolvi ver qual era dessa história de meditação. Como achei uns artigos científicos falando dos seus efeitos, resolvi fazer um teste, para ver se minha concentração melhora. Thais, uma pessoa multi-assuntos na cabeça, quer ter um assunto de cada vez agora.
Então hoje eu levantei cedo e fui ali sentar no sofá, com o despertador programado para dali a 5 minutos (porque em 10 eu certamente mataria alguém do neuvoso) e fui fazer respiração dizendo (mentalmente) cima e baixo.
Os 5min passaram rápido, agora querem saber quantos pensamentos eu pensei? Vejamos:
- enquanto meditava já ia pensando que ia contar para vocês aqui no blogue que tinha tentado, e como é que eu iria escrever sobre aquilo;
- nisso já pensei o que será que vocês iam achar disso, e quem provavelmente comentaria o quê, e em como eu hoje escrevo mais ou menos pensando nas pessoas que comentam mais assiduamente;
- nisso fui pra reflexão de que deveria me sentir mais livre para escrever, e menos influenciada pelos comentários;
- lembrei do livro Comer, Rezar, Amar em que a protagonista também tinha dificuldade em se concentrar. E ainda lembrei de como fiquei brava quando o ganhei, porque achei que ia ter receitas dentro dele e eram só histórias;
- disso derivei para a lembrança de que deveria me concentrar no pulmão enchendo e esvaziando, e lembrei de uma feira de ciências na terceira série, lá no colégio Adventista, em que um menino fizera a imitação de um pulmão com bexigas de ar;
- então pensei em mim respirando na natação, dentro d'água, e já fiquei me perguntando se amanhã, que é dia de natação, vou conseguir tirar tempo para meditar;
- então me concentrei nos meus ouvidos, que andam incomodando por causa da natação, e em como eu tinha passado um cotonete com álcool nele agora há pouco para secar;
- disso, não sei bem como, lembrei de uma pessoa com quem tive uma discussão há um tempo atrás e revivi a frustração desse momento;
- minha mão coçou e eu fiquei ali, coçandinho ela, e pensando que minha concentração estava péssima.

Eu lembro que pensei mais uns três ou quatro pensamentos além desses, em 5minutos, mas é só para tentarem enxergar o desafio que isso vai ser. Vou tentar durante essa semana, talvez tente por duas. Mas ficar 5min em loopings mentais não me deixou nada mais concentrada, eu acho.
Eu senti uma sensação gostosa na nuca e na cabeça, algo entre o sono e ficar acordada. Vou ver se descubro mais informação sobre a meditação e tal.

4 comments:

Di said...

hahahahhaa... eu tb to com a cabeça a mil, com a concentração péssima e resolvi tentar meditar no domingo. aconteceu exatamente o mesmo q aconteceu com vc: eu fui looooonge longe e esvaziar a cabeça q é bom, passei nem perto.
o q funciona cmg - nem sei é meditação ou não - é deitar e ir tentando relaxar cada parte do corpo, desde o dedo do pé até a cabeça. demoro uns bons minutos até conseguir focar, mas depois vai até q bem (e relaxa, hein!)

ja vi em algum lugar q um bom jeito de começar a meditar é ficar olhando pra chama de uma vela, pq como ela se mexe, fica mais fácil de concentrar. (eu até tentei isso, mas a luz da vela me incomodou =/)

Drinha... said...

kkkkkkkk adorei o post!!!!
achei ele sem dúvida engraçado!!!

No começo eu ficava assim como vc, mas depois q comprei o cd que ensina meditar melhorei muito, mas sabe que muitas vezes acabei dormindo!!! rs

Mas tenta focar na respiração... inspira, conta até 5 e solta... relaxa os ombros, os braços a pernas, inspira, conta mais 5 e solta...
Ou então escolhe um mantra e fica repetindo ele no seu pensamento... pelo menos tem funcionado pra mim!!!!

bjs

Liu said...

No Centro de Ciências da Saúde da Federal daqui, tem aulas de meditação abertas à comunidade. Vê se por aí também não tem.
Eu tenho a maior dificuldade do Brasil em meditar. Até no meu mapa astral diz que eu penso muito e tal. Essa coisa de "não pensar" é um desafio e tanto. Já tentei algumas vezes, me guiando pelas dicas do "Comer Rezar Amar", mas não obtive muito sucesso.
Boa sorte! ;**

Lari e Dé said...

No Yoga, fazemos um aquecimento que é para se concentrar na respiração.

Não tem nome de meditação, e acho que esta não é a ideia, mas como é algo parecido com o que você está fazendo, vou contar. O tempo passa mais rápido, porque sei lá, vc está fazendo alguma coisa, vc tem uma "meta".

Nós deitamos no tatame (mas sentado acho que também pode ser)
E inspiramos lenta e profundamente, expandindo o abdômen, e enchendo primeiro o abdomen e depois o peito.
Contamos 4 segundos inspirando.

Trancamos a respiração por 4 segundos com os pulmões cheios.

Expiramos lentamente por 4 segundos (primeiro o peito, depois o abdomen)

4 segundos sem respirar com os pulmões vazios.

Começa tudo de novo.

Dá uma agonia, pq depois de 4 segundos sem respirar, tu já quer puxar todo o ar com a maior vontade do mundo, e não dá, tem que ir inspirando lentamente e em 4 segundos.

Pra quem já ficou fácil, pode ir aumentando pra 5,6 segundos... o qto quiser. Mas o mínimo é 4.

é isso! Espero que ajude!

(eu não tenho paciencia pra fazer em casa, e já faz 1 mes que não vou no yoga =/)

Blog Archive