Total Pageviews

Thursday, March 14, 2013

Questões que assolam a humanidade: inveja


Uma coisa que me intriga nesse mundo que habito é o fato das pessoas acharem que os outros têm inveja delas. Não sei se nos tempos pré-internet isso já era comum, mas hoje em dia, desde fotolog, passando por orkut e chegando no facebook, as pessoas postam coisas e mais coisas dizendo que as outras têm inveja delas. É um tal de bebezinho de óculos escuros mostrando o dedinho do meio pras invejosas que fico até preocupada. Porque sempre achei isso tudo muito engraçado.
A pessoa pra acreditar que sentem inveja dela deve se ter em muita alta conta, não é não? Deve achar que a vida dela é muito boa mesmo, cheia de lances imperdíveis, coisa assim Brad e Angelina – bilionários, bem-sucedidos, sexies e engajados, só que discretos. Daí eu fico ali, só observando, o perfil do povo que reclama sofrer de inveja. E vendo as frases recheadas e indiretas e as alterações de status de relacionamento e as fotos de situações banais e me perguntando: o que será que essa pessoa faz fora desse contexto para os outros sentirem tamanha inveja? Porque o que eu vejo por ali não me faz achar que alguém invejaria. Aliás, dileta audiência, se algum de vocês já foi vítima da inveja me explique: como faz pra descobrir que a outra pessoa sente inveja de você? É tipo pela vibe das plantinhas de casa? Ou tem algum critério melhor que esse?
Me segurando pra não rir na cara de ninguém: eu!

5 comments:

Bah said...

Olha, inveja pelo Facebook eu nunca fiquei sabendo rs. Mas na vida real, a minha ex-amiga (atual mulher do meu primeiro namorado, deu pra entender? rs) tinha inveja de mim sim e sei disso porque ela fez ele comprar a mesma aliança de namoro que ele me deu (não é daquelas de pratas comuns de namoro, é uma toda trançada, metade ouro branco, metade ouro amarelo). Ela queria aquilo de qq jeito. Depois descobri que tudo o que ele me deu ela quis... Se isso não for inveja, então não sei o que é rs

Kisu!

Juliana Leal Valera said...

Cara, hoje em dia o povo gosta de achar que as pessoas sentem inveja dele e ficar falando isso no Facebook. Pra mim, isso é só uma forma de colocar nos outros a culpa dos erros e das frustrações.
Eu lá me preocupo se alguém tem inveja de mim?? Só eu sei quem eu sou e o que vivo, ninguém mais. Vou mais é viver a minha vida sem me preocupar com o que os outros pensam. Se não for assim, melhor nem viver, não é?
Gostei do blog!
Beijo

Cristiano said...

Acho q tem haver tb com alto estima se ela for elevada de mais a pessoa fica desse jeito... achando q todo mundo tem inveja dela.

Letras Saltitando said...

Eu acho que com essa onda de facebook, twitter, e instagram, veio junto a onda do "todos tem inveja de mim". Conheço um casal, que tudo na vida deles é coisa de "olho gordo", eles enfatizam tanto o lado negro das coisas que acontecem com eles, que sempre falam que tal coisa é por culpa do fulano que tem inveja/olhogordo deles... Enfim... acho uma bobagem tremenda. Bom final de semana ;)

Neanderthal said...

Uma vez fui acusada de inveja pela ex do meu segundo namorado. Ela chegou a me mandar uma cartinha com uma historinha de fundo moralizante a respeito disso quando soube que estávamos juntos e me acusou de querer tudo o que era dela.
É como vc disse, são pessoas que se tem em alta conta, se acham especiais ou importantes demais.
Eu sei que existem pessoas invejosas, mas nem todo mundo é invejado como pensa... É tambpem o velho hábito de terceirizar as responsabilidades. Muito mais fácil culpar o outro por algo que não saiu como esperado do que assumir que não é tão bom como pensa ou não se dedicou como deveria.
Tem uma blogueira gorda que vivia culpando a falha da dieta dela à inveja alheia. Ou seja, ela era gorda e feia por causa da inveja. Ainda botava uma pimenteirazinha ao lado da mensagem!
Tá bom!

Quando ver uma mensagem dessas, experimente perguntar ao tal invejado quem é ele!
beijos

Blog Archive