Total Pageviews

Wednesday, March 06, 2013

O que tem pro almoço? Massa com abóbora

O que leva um ser a postar foto e receita de almoço às 7h20 da manhã?
Estou acordada há muito mais tempo que isso, sabem, porque desde segunda-feira estou me dedicando a fazer uma determinada coisa, e essa coisa que estou fazendo nem sempre me deixa dormir. Como já estamos na quarta, eu já desencanei e resolvi aproveitar o tempo livre para cozinhar, para bater fotos das comidas, e até para falar delas aqui no blogue.
Empurrei o queijo para o lado, para poder mostrar a cor do molho :)
Alguém me falou de tortellini di zucca, e eu fiquei morrendo de vontade. Mas no verão a perspectiva de abrir massa de macarrão no braço é muito pouco alentadora, de modos que deixei essa ideia para um outro dia e me contentei com o soba que estava ali querendo acabar mesmo.
Aqui na Ilha deu uma esfriadinha, não sei nos outros lugares, e por isso, dá vontade de comer comidas quentinhas tipo essa. Pena que a foto não ficou bonita, porque o macarrão estava uma delícia e muito comfort.

Massa com abóbora

cerca de 1 xícara de abóbora assada no forno
cerca de 1/4 de xícara de leite
1 cebola picada
2 dentes de alho grandes, picados
orégano fresco
pecorino ralado
sal e pimenta (a gosto, mas recomendo bastante)
1 colher de sopa de manteiga

Não preciso dar receita de cozinhar massa, certo?
Primeiro truque: ligue seu forno, coloque a abóbora inteirona lá dentro de uma assadeira e vá lixar o dedão do pé. Quando estiver macia e ligeiramente chamuscada nas extremidades, tire do forno, descarte casca e sementes (eu uso uma última vez para caldo de legumes) e raspe com uma colher a polpa. Daí você congela nas porções que forem mais adequadas e pronto! Depois faz sopa, massa, torta, purê, o que for melhor!
Então pegue lá a sua xícara de abóbora assada e pulse no liquidificador com o leite e o alho. Não pulse demais, para ainda ficar meio pedaçuda, sabe como? Reserve.
Refogue a cebola em manteiga e quando estiver transparente adicione seu purê de abóboras. Como já está tudo bem cozido, esse processo é bem rápido, apenas para amalgamar os sabores. Tempere com o orégano, sal e pimenta - use bastante, porque a abóbora é doce! Salpique com o seu pecorino (ou parmesão, não sei) e já era.
Cuide só de fazer muito molho de abóbora e pouca massa, assim, apesar de meio heavy, você mantém a linha :)

3 comments:

Bah said...

Hm receitinha boa... mas não para a temperatura que faz aqui rs...

Mas assim, acordada a essa hora?

Hein?

Kisu!

Lari e Dé said...

pena que não gosto de abóbora... =/

ei, desejo toda sorte e sucesso do mundo pra vc :)
Aguardo cenas dos próximos capítulos...

Bruxa do 203 said...

Já gostei! Adoro abóbora e macarrão.

Blog Archive