Total Pageviews

Thursday, March 21, 2013

Alguém atura mais um projeto?

Nutri me passou um livro altamente auto-ajuda, chamado Pense Magro, de Judith Beck. Eu não tinha interesse nenhum em lê-lo, tampouco mencioná-lo, mas como ela foi gentil comigo e tem tentado me entender (apesar de admitir que sou de longe a sua mais complexa paciente), fui dar um confere no livro.
Ele é auto-ajuda, eu acho, mas não exatamente como eu pensei que seria. Ele propõe um programa de 6 semanas, durante as quais eu tenho uma tarefa por dia. São tarefas cognitivo-comportamentais, através das quais se operaria um milagre nessa mente ansiosa e faminta, segundo a autora. Sempre cética, achei que poderia tentar cumprir as tarefas, porque sempre gosto quando os direcionamentos são mais concretos e menos soltos.
E comecei ele hoje.
Se alguém mais se interessar por saber a minha opinião e a minha experiência com ele, eu posso postar. Tipo, 1x por semana - o resumo das tarefas, meus êxitos e insucessos. O que lhes parece?
Mais um projeto?
Aliás, alguém já leu esse livro ou conhece alguém que o tenha lido e aplicado as tarefas? Quero saber!
Eu vou cumprir as 6 semanas. É uma tarefinha por dia e eu senti que precisava cumprir minha parte com a nutri, fazendo o que ela me recomenda, já que ela se desafia constantemente ao criar uma dieta bem mais complexa do que 'arroz-feijão-frango grelhado' para mim. Concordamos, eu e ela, que eu muito certamente conheço muito mais receitas e ingredientes que ela jamais viu na vida, o que é plausível, uma vez que eu tenho amor, paixão, desejo e cobiça por comida, e ela, como todas as nutricionistas do mundo, odeia comida e quer que o mundo todo passe fome. :P
Eu estou com o exemplar dela, mas vou devolvê-lo amanhã. Ela só me deixou levar para dar uma olhadinha e pensar, mas a ideia seria eu comprar o meu. Acabei baixando ele na internet, mas estou vendo que tem alguns campos de anotação para os quais o ideal seria ter o próprio livro, então vou avaliar se compro ou não nesses próximos dias. Se alguém quiser baixar, me passa um e-mail que eu passo o arquivo.
Nunca mais falei nisso, mas eu mantive o peso que perdi, apesar de ter tido dias meio trash depois daquilo. Me pesei hoje de manhã na farmácia habitual e estava tudo igual. Nada mau, mas agora é tempo de alterar esse número de novo!
O livro não repassa uma dieta específica com lista de alimentos nem receitas. Ele ensina técnicas de auto-controle para você seguir a sua dieta, aquela que você escolheu, combinou com o médico, leu na Boa Forma, sei lá. Então a pessoa precisa de um plano específico de alimentação. No meu caso, eu tenho uma lista de coisas que preciso comer a cada semana, as que preciso evitar, e fica a meu critério como vou fazer isso (manjo mais que a nutri, lembram?). Aliás, vale mencionar que eu iniciei esse processo porque sou intolerante a lactose e precisava cuidar dos efeitos que isso vinha me causando. Já que estava ali, falei que precisava emagrecer por causa da coluna e por causa do colesterol. Mas a real é que tirando o meu problema original, o restante oscila muito - cada vez menos, mas ainda oscila muito.
Já me convenci. Eu adoro um projeto, vocês sabem.
Projeto BCK - abreviação do nome da autora. Aí vou eu!

6 comments:

Luana said...

Voce fala em tarefas e listas e seguir um livro e eu tremo.. porque, ne, eu nao consigo nem seguir os dias de colocar o lixo pra fora, quica seguir um livro para ficar mais magra...
mas to pagando pra ver... quem sabe eu nao comece finalmente essa dieta que venho adiando ha anos?

Lari e Dé said...

sim sim sim sim!!!

Inaie said...

conta! conta! conta1

Neanderthal said...

Nossa, eu quero ler esse livro também!
Mas como a Lu disse, entre as minhas limitações está a minha falta de disciplina em seguir essas coisas.
Mas eu quero tentar!!!
E quero também trocar figurinhas!!!
Beijos

Bah said...

Tem que ter MUITA disciplina... MESMO.

Kisu!

Taís Moreira said...

Boa sorte aí! Se der certo, vou comprar esse livro! rsrsrs Beijos da Taís.

Blog Archive