Total Pageviews

Friday, March 08, 2013

08 de março

Todas as mulheres que passaram pela minha vida me fizeram entender a
mesma coisa: é preciso lutar. As que lutaram e me mostraram como é que
se luta, e aquelas que por algum motivo não o puderam fazer, me
mostraram que é por elas também que se luta.
 Para que todas as mulheres que já morreram aniquiladas pela sombra da
violência e do preconceito não tenham morrido em vão, e para que
aquelas que nem nasceram ainda possam finalmente dizer que são donas
de si mesmas - de seu corpo, de seus pensamentos.
Para que finalmente o nosso sorriso não seja sombreado pelo medo, e
nem pelo cansaço de quem é explorada e oprimida cotidianamente.
 Para que nós tenhamos salário igual para trabalho igual. Para que o
trabalho doméstico não seja uma mortalha exclusivamente nossa - não
quero ser rainha de lugar nenhum, muito menos do lar.
 Para que o nosso comportamento não seja constantemente vigiado por
todos ao nosso entorno, questionando-nos se estamos 'nos dando ao
respeito'. Para que as nossas peculiaridades não sejam vistas como
fraquezas e nem como chiliques.
 Para que a maternidade seja, finalmente, uma opção, e que hajam
recursos disponíveis para que sejamos  - ou não - mães. Seja qual for
a nossa opção.
Para que os nossos futuros meninos possam chorar e vestir rosa, para
que vejamos nossos filhos se tornando homens feministas. Para que
tenhamos orgulho dos nossos companheiros, por nos ter apoiado nessa
luta, enquanto a família, a escola, o trabalho, a tevê, os postos de
saúde e muito mais lhes disseram que estavam sendo frouxos conosco.
É verdade que só a luta muda a vida, e essa verdade ganha contornos
ainda mais belos quando é a luta pela verdadeira emancipação das
mulheres.
Desejo a absolutamente todas as mulheres do mundo que sintam na boca
um gosto que nunca senti, mas sempre desejei: o gosto da liberdade.

1 comment:

Bah said...

Até pra isso eu tenho o dom de escolher a data errada. Namorido e e completamos aniversário de namoro justamente nessa data. E agora? Um presente só... como no meu aniversário, como em outras datas tb rs

Em suma, feliz dia internacional da mulher atrasado.

Kisu!

Blog Archive