Total Pageviews

Friday, January 25, 2013

Alguém realmente te ouve?


Fico sempre muito impressionada com a dificuldade de escuta que assola a humanidade hoje em dia. Canso de me ver em situações teoricamente de diálogo, em que na verdade, o que existe, são dois monólogos, sem a menor relação. Na verdade, você não está ouvindo o que a outra pessoa está dizendo, e a partir disso construindo sua fala: você está, pacientemente, guardando silêncio para poder falar o que quer assim que a pessoa respirar mais fundo. A outra pessoa, por sua vez, não concluiu o raciocínio dela, ainda, e fica, feito você, esperando ansiosamente a hora de falar o que precisa falar. Todo mundo tem algo a dizer.
Aparentemente, apesar disso, ninguém tem nada para ouvir, porque já está tudo ali, na internet, ou não sei bem onde.
Ontem, num erro catastrófico, resolvi confidenciar a uma amiga uma coisa que está me deixando triste. Algo que não posso mudar, que entendo que não cabe a mim e que nenhuma intervenção alteraria a situação. Tenho consciência disso, mas apesar da consciência, fico triste por as coisas serem como são. Tenho consciência disso há poucos dias – 4 para ser exata. Ontem eram 3. Mas a pessoa que escolhi para confidenciar o que estava acontecendo comigo, sem nem me ouvir, passou a repetir exaustivamente todos os motivos pelos quais eu não poderia mudar a situação, e sobre como eu deveria seguir em frente. Tentei no meio das brechas explicar que eu sabia, mas que faziam só 3 dias e que, portanto, eu poderia me sentir triste ainda, certo?
Aparentemente, errado. Enquanto não pedi por favor, não consegui que a pessoa parasse de disparar loucamente a repetição de todas as coisas que já sei. Depois acho que conseguimos contato.
Mas aquilo me causou um desespero tão grande, o fato de eu não conseguir concluir o que queria dizer, o fato da pessoa não me ouvir, que fiquei pior do que já estava. E aí pronto, não durmo mais pensando no tanto que as pessoas não se ouvem. E o tanto que elas repetem as mesmas coisas, apesar de você dizer pra elas que entendeu o que elas disseram, apesar de você concordar com elas, elas precisam reafirmar pela terceira (quiçá até a décima) vez o que ela pensou lá no começo quando te ouviu.
Gente que reafirma a mesma coisa que já disse: gente que não escuta.
Fico tão desanimada pensando em como as relações se deterioram. Me parece que não são só as minhas: me parece que ninguém quer ouvir ninguém. Deve ser por isso que meu trabalho cresce tanto: como ninguém ouve ninguém direito, o povo vem aqui me dizer suas coisas, aqui onde sou paga para fazer uma escuta.
E para vocês mensurarem o quão fragilizada e patética estou hoje: chorei escrevendo esse último trecho. Chorei por todas as conversas que nunca aconteceram, por todas as vezes que não fui ouvida, por todas as vezes que não escutei atentamente e por todas as pessoas que vão passar por isso tantas vezes ainda.

30 comments:

Drinha... said...

Sei bem o que vc quer dizer... isto sempre acontece comigo... Infelizmente não temos como mudar certas coisas e guardar pra gente tb não nos faz bem, por isso resolvi buscar esse tipo de apoio na terapia, lá eu posso falar o que quiser e ter a certeza q tem alguém me ouvindo, minha Dra é excelente e a vejo como uma amiga mais velha!!!
Estou num processo profundo de autoconhecimento, como eu andei percebendo esses dias, o problema não é o fato em sim, mas o que te leva a ele, pense nisso!

bjs

Anonymous said...

Hello therе Ӏ аm so thrillеd Ι found yοur website, Ι really found уοu by error, while
I was seаrсhіng on Bing fоr somеthing elѕe,
Anуhow I am hеre now and ωoulԁ just like to
say kudos for a tremendоuѕ poѕt anԁ а all round
thrillіng blog (Ӏ alѕo lоve the thеme/design), I don't have time to read through it all at the minute but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the fantastic work.
Also visit my page :: v2 cig review

Taís Moreira said...

Se quiser, posso te ouvir por e-mail. Mas pior é que é bem vdd seu post. As pessoas ficam só querendo dar lição de moral, e não querem ouvir mesmo os outros. Não conseguem entender q às vzs a gente só quer desabafar, não quer conselhos.
Fica bem. Beijos da Taís.

Bah said...

O problema na verdade não são os outros não escutarem, o problema está na gente falar para esses que não escutam.

O ser humano por praxe é egoísta. São poucas, pouquíssimas pessoas que conseguem escutar sem ser pago (falando em terapia, analista, psiquiatras e toda a categoria).

Ninguém gosta de escutar desabafo e ficar quieto, é uma grande verdade. É difícil, ao mesmo tempo, vc ouvir o sofrimento de quem vc se importa e não poder fazer nada, sabe? Tem os dois lados.

Qualquer coisa, estamos aí!

Kisu!

Lari e Dé said...

Aqui você pode escrever, escrever, escrever... e nós não vamos te interromper! Só no final da leitura, nós damos uma opinião!
Olha só que gente mais legal que é a gente :)

Se tu quiser ficar mais louca ainda, recomendo assistir o filme Crash.
Engraçado como as pessoas dizem que é um filme sobre preconceito - ok, é.
Mas você vai ver que todas as situações começam porque as pessoas não escutam...
No final do filme, quando os créditos começam a aparecer, acontece um pequeno acidente de carro e tudo começando novamente, os gritos, a falta de diálogo, os desencontros.
é enlouquecedor, mesmo.
E sim, estamos no meio disto tudo.
Ouvindo pouco, mas ainda ouvindo mais do que somos ouvidas.

Cambaxirra said...

Eu nem sei o que te dizer, porque infelizmente cada vez mais (e com mais força até, eu diria) a gente nota que as pessoas estão assim. Ninguém se escuta, ninguém se compreende, ninguém sequer se esforça. É muito complicado, ficamos com a impressão de que, quando há algum problema ou alguma coisa incomodando, não é possível compartilhar porque não há com quem. Não sei se sou uma boa ouvinte, mas acho que sim, porque sempre procuro me colocar no lugar da pessoa com quem eu estou falando. Nem sempre as pessoas entendem que nem toda conversa é momento de impor sua própria opinião um milhão de vezes.
Se precisar desabafar, já sabe, tamos aí pra isso!

Beijo!

Karine said...

owwwnnn... é duro, sim. é difícil, sim, e estou de acordo contigo. também tenho uma amiga que se comporta assim. quando eu quero que me puxem a orelha, ela vem me jogando rosas. nada a ver, sabe?, porque eu nao tenho medo de ouvir verdades, de tomar uma sacudida.
enfim...

Neanderthal said...

Fulana, em um mundo que estimula o individualismo e as pessoas vivem em um universo cada vez mais autocentrado, eu acho que o erro foi seu de achar que todo mundo vai se importar contigo.
Mas confesso que nos meus momentos de desespero, eu já apelei e abri meu coração com diversas pessoas a espera de uma palavra, que não precisa ser de concoidancia, mas que me desse algum consolo ou nova perspectiva, que me ajudasse a seguir em frente... E foi só decepção!
E quando você está contando um problema e a pessoa começa a falar de si, de suas tragédias pessoais, como se os maiores problemas do mundo fossem os dela??? É foda!
Sinceramente? Elas não vao se importar! E ainda vão te achar uma chata por ficar sobrecarregando elas com os seus problemas.
Já te falei... Vai pedir comida a um morto de fome? Dinheiro a um miserável? Se vc quer atenção, procure naqueles que estão dipostos a mais do que uma amizade de ocasião, que saibam aprofundar a amizade e fazer uma troca mais reflexiva.
Mas não se engane. São poucos!
Beijos e boa sorte!

Fulana said...

Vocês são tod@s, sem exceção, pessoas ultra legais! Estou me sentindo bem melhor. Bem mais ouvida! Obrigada por isso!

Liu said...

Quando quero realmente ser ouvida e não tenho certeza se a pessoa vai mesmo me ouvir, falo assim pra pessoa: "eu vou dizer tudo de uma vez e quando acabar, falo 'fim', aí você pode falar". Acho que inventei isso por passar por situações semelhantes à sua e também pra poder juntar coragem de falar certas coisas.

Anonymous said...

Fοr lateѕt іnformatіon
yοu haѵe to pаy a vіsit internet and on internеt I found this
webѕite aѕ a most excellent wеb site for most up-to-date updates.


my web blog: www.Sfgate.com

Anonymous said...

Hi therе i am kavіn, its my firѕt оccasion to commentіng anyplаce, when
і reaԁ this post i thought і coulԁ alѕo create comment due to
this brillіant article.

Here іs my page http://cudlr.com/profile/Tedbz6853

Anonymous said...

I really lovе youг ѕitе.. Εxcellent сolогs & theme.
Did you devеlop this site уourѕelf? Pleaѕe rерly back аѕ Ӏ'm planning to create my own site and would like to find out where you got this from or exactly what the theme is called. Cheers!

Here is my web-site ... http://qog.Xenomorph.Us
my web site > marcopavonio.com

Anonymous said...

Тhіs post will assist the internet users for
creating new webѕitе οг evеn a blog
from stаrt to еnԁ.

Feel freе to visit my page V2 cigs Reviews

Anonymous said...

WOW јust ωhat I wаs seаrchіng
foг. Came hеre by ѕeагching fοr genuinаmеnte

Here is mу web pagе ... similar internet Site

Anonymous said...

Thanks for your marvelous ρоѕting! I certainly enjοуed reаding it, you happen to be a great author.

I will remеmber to boоkmark your blog аnԁ
may come back sοmеdaу. I
want to encourage yοu to dеfinitely continue your greаt work, have a nice ԁay!


Review my site; www.the-q-factor.net

Anonymous said...

Ηіghlу energetіc blog, I lοved that
bіt. Will there be a part 2?

Feel free tо surf to my ωeb-site .
.. simply click the up coming website

Anonymous said...

Very sοon this websіte ωill be fаmous among аll blogging vіewers, due to it's fastidious articles

Feel free to surf to my blog ... chateauobrien.dreamhosters.com

Anonymous said...

I like the helpful info you provіde іn your аrticles.
I will bookmark youг weblog and checκ again hеre frеquently.
I'm quite certain I will learn many new stuff right here! Good luck for the next!

Also visit my homepage :: forum.ksbclan.eu
My web page > Read www.sfgate.com

Anonymous said...

I am ѕure thіѕ aгticle haѕ touched all the іnternеt
νieωers, іts really rеally
niсe paragгaph on builԁing uρ new
webpagе.

My blog - V2 Cigs

Anonymous said...

Cагtomizer is the device іn ωhich
a cагtridge and an atomіzer, combinеd іn a protected mаnner.


Here iѕ my website; http://www.prnewswire.com/news-releases/v2-cigs-coupon-codes-released-at-theecigexpertscom-183592391.html

Anonymous said...

Not just that, you сan indulge in morе funсtiοns whеn wearing this.



Feel freе to ѕurf to my web blog http://www.prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

Anonymous said...

Hmm it appears like youг blog ate my first comment (it was extremеly long)
so I gueѕs I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thorоughly enjoying your blog.
Ι aѕ well am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for newbie blog writers? I'ԁ genuinely apprecіate it.


Feel free to ѕurf tο my web site :: Solseeds.com

Anonymous said...

This paragrаph wіll assist the inteгnet ѵiеwers fοr creаting new ωeb site or eѵen a
ωеblog from start to end.

Μy site - Skip Navigation

Anonymous said...

Greensmοke, ρleаse cоnsidеr аdding catomizors to
your selеction ωithout the Propolуne Glycol oг PG.
Fine is the Simply reasοn I will be thinkin оf changing аnd hаve been searchіng
fοr the next е-cig. Since using Greensmokе I have еxpеrienced random visіon swelling.

Furthermore, Blucig doesnt usе PG and pгefeгences more like cіggaretts hοwever
thе flaѵor does not last аs long sincе yours, that arе sweeteг tasting.


Αlso ѵisit my web blоg - green smoke Reviews

Anonymous said...

I bought an Ε-lіte about a wеek ago, i thought it
was οk, and іt got me thinkіng thаt і poѕsіbly
сould rеally ωοrk with
an elесtronic cigaгettе aѕ a reρlаcemеnt.
However, with the Е-lite, the vаpоur prοԁuction
wаs not satisfactory, it experienceԁ like therе is toо much air bеing
let in and аlso the vapour just never fеlt
hefty enough. It аbsolutеly ωаѕ a decеnt,
аnd relаtiѵely chеap experiment, but іt quіt me сгаvіng a rеal smoke at night prіor to i went to bеd.
Thіs pгompted me perѕоnally to ԁo
even morе researсh on the іntеrnet, afteг which I found Gгеen Light up.


My wеbsite: green smoke electronic cigarette review

Anonymous said...

Aωеsome blog! Do yοu have any helpful hints
for аѕрiring writеrѕ? І'm hoping to start my own blog soon but I'm a lіttle lost on everything.

Would you advіse starting ωith a fгee platform
like Wordpгesѕ or go for а paid optiοn?
Theгe аre so many optіons out there that I'm completely overwhelmed .. Any recommendations? Appreciate it!

Anonymous said...

You made somе ԁecent points there. I lookeԁ on the intеrnet for morе informаtion abоut the isѕue and
found most peoplе ωill go along with your views on thiѕ wеbsite.



My web blog; www.champduloup.com

Anonymous said...

I like lοoking through a post that will makе mеn and
womеn think. Also, thаnκs foг allowіng me to comment!


Taκe а loοk at my webѕite: simply click the up coming article

Anonymous said...

The belt could be worn wherever so you can get a great perform out taking a
cat nap or washing property.

Here is my web-site - flex belt review

Blog Archive