Total Pageviews

Saturday, December 29, 2012

Tentativa de retrospectiva

Então 2012 lá vai-se indo, e eu continuo por aqui. Sumi do blogue, é verdade, mas apareci na praia, na vida, e por isso, pouca internet. Hoje bastante internet, porque desde quinta-feira iniciou um processo de esfriar e o tempo ficar feio. Hoje estou sozinha aqui com Billy e lembrei de entrar na internê e ver o que tem acontecido por essas bandas. Como várias pessoas vêm fazendo, resolvi tentar fazer a minha.
Primeiro pensei em falar mês a mês, mas aí percebi que isso seria cansativo pra mim e muito mais pra quem lê, então optei por falar daquilo que veio com mais clareza em minha mente, aquilo que vai ficar sendo o que minha memória guardou.

Em primeiro lugar, um ano com muitos problemas de saúde, começando lá em janeiro e se arrastando até poucas semanas atrás: tive 12 dias de virose, descobri o refluxo, descobri a lesão na coluna, tive uma inflamação na ciática, voltei péssima de Buenos Aires, tive diversos problemas por causa da intolerância à lactose, e coisa que acho que cabe como um problema de saúde, fui sedentária e engordei nesse ano. Alguns problemas resolvi, outros não, mas o fato é que isso me marcou muito ao longo desse ano. Ainda sobre saúde, mas entrando num terreno mais pantanoso, ao ler o blogue percebi que sinto muito cansaço, muita preguiça, e que isso provavelmente tem conexão com esse meu estilo de vida, que convenhamos, não me tem feito bem.

Por outro lado, também foi um ano de muitas viagens, tantas que quase nem consigo lembrar de todas. Viagens curtas a passeio (como aquele mergulho em Bombinhas, lá em março), outras a trabalho (diversas, absolutamente diversas cidadezinhas do interior), viagens um pouquinho mais longas, como a Páscoa com amigos em SP capital, diversos feriados em São José dos Campos, os passeios ao litoral paulista, BH nas férias pra ver as amigas e as duas internacionais do ano, o mês na Europa com a família e o feriado em Buenos Aires outra vez com as amigas. Viajar renova a gente, é bom demais, mas também cansa, e sendo eu uma pessoa de consolidadas rotinas, fiquei um pouco confusa, confesso. Mas o fato é que viajei nesse ano provavelmente mais que viajei a vida toda, e isso é uma parte super positiva desse ano.

Nesse ano eu sinto que estudei de menos, não só para o mestrado, mas no geral: raramente li literatura ou qualquer outra coisa, sempre culpada por não estar trabalhando na dissertação. Senti que minha atenção estava sempre desviada para alguma outra coisa mais fácil, mais rápida, como por exemplo, os blogues. Tão mais rápido e fácil ler um post no blogue de alguém! Esse ano a internet foi usada em excesso, como já havia diagnosticado, e nunca andei tanto com esse meu blogue, nunca postei tanto. Nunca tantas pessoas leram e comentaram, e isso me deixou um pouco surpresa. Eu aprendi um monte de coisas pela internet, mas também desaprendi a construir o conhecimento que exige dedicação e disciplina.

Aconteceram diversas outras coisas que eu poderia listar agora, mas certamente essas três são as que considero mais importantes, e que tornam esse meu ano muito legal, mas com muitas dificuldades também. Tive problemas para me relacionar com o mundo lá fora, nas minhas relações pessoais, profissionais e políticas, e em muitos momentos, certa dificuldade em me sentir feliz, mas ainda assim, não posso negar que foi um ano excelente, com muitas novidades e com muitas pessoas e por aí vai.

E eu faço, sim, resoluções de ano novo, sou dessas. Vou escrever no caderno e conto já, já.

3 comments:

Inaie said...

que em 2013 a sua saude seja de ferro!!

que quem passou por aquela porta do post passado, tenha vindo pra ficar!

e que haja muito mais praia, sol e sorrisos na sua vida!

Bruxa do 203 said...

Que em 2013 a saúde esteja melhor do que nunca!!!

FELIZ 2013!!!! Que venha com muitas conquistas, sucesso, viagem, aprovações, chamadas, trabalho, dinheiro e coisas boas!

Neanderthal said...

E a vida real não é tão mais colorida e interessante do que a virtual??? =)
Faz bem!
beijos e feliz 2013!
Já chegou o seu livro?
Beijo

Blog Archive