Total Pageviews

Wednesday, January 18, 2012

Filme: Cavalo de Duas Pernas


E para variar, é mais uma dica do tipo soco no estômago. Um soco muito, muito forte. Já li piadinhas que quando uma pessoa quer dizer que é cult ela diz que gosta de filmes iranianos, atualmente muito bem aceitos nesses meios, recebendo premiações e tudo mais. Então, caso queiram fingir que são cult, esse é um filme iraniano, vão na fé!
Esse filme é um retrato (fiel ou não, desconheço) de o quão longe podem chegar as degradações da condição humana. Um menininho sem pernas recebe um empregado, também menino, para carregá-lo por aí: o tal cavalo de duas pernas. Aos pouquinhos, a relação absolutamente doentia e desumanizadora que se estabelece entre ambos vai se aprofundando e tornando a vida do empregado cada vez mais semelhante à de um cavalo: ele dorme entre os cavalos, descansa entre os cavalos, e até disputa corridas entre os cavalos. Seu servilismo e humildade atingem níveis os quais desconhecemos aqui no ocidente; a crueldade de seu pequeno patrão, no entanto, é bastante imaginável de acontecer por aqui. A maneira como se sobrepõe por ter dinheiro e poder comprar a dignidade de quem não o tem, a maneira como não enxerga sofrimento algum no mundo além do seu – a maneira como acredita que todos no mundo estão aqui para servi-lo.
É um filme que fala da desigualdade, da maldade, da injustiça, da miséria, do egoísmo, da fome. É brutal. Mas se quiserem assistir ainda assim, baixem aqui.

No comments:

Blog Archive